Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Transtorno bipolar: Conheça os tratamentos

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Transtorno Humor

A doença bipolar, conhecida por muitos como depressão maníaca, é uma doença mental causada por uma combinação de fatores, incluindo fatores neurológicos, biológicos, emocionais, e ambientais. É mais comumente descrita como um ciclo de humor ou mudanças de humor, em que o indivíduo passa por estados de humor de depressão e mania. 

 

Tratamentos 

Existem muitas opções de tratamento para o transtorno bipolar. O tratamento mais comum para a doença bipolar inclui uma combinação de medicação e terapia. No entanto, alguns pacientes não são candidatos a tratamento com medicação. Os pacientes que têm um histórico de abuso de medicamentos, por exemplo, não devem, na maioria dos casos, ser colocados em medicação para o transtorno bipolar, uma vez que o risco de abuso é demasiado grande. Além disso, os indivíduos podem não ter um caso de transtorno bipolar suficientemente grave para justificar a medicação. Outros pacientes podem optar por evitar a via da medicação até que esta se torne absolutamente necessária.

 

Onde a TCC se encaixa?

Dessa forma, foi desenvolvida a Terapia Cognitiva Comportamental para auxiliar no tratamento medicamentoso em casos de transtorno bipolar. A TCC é um tipo de terapia que ajuda os pacientes a reconhecer os estímulos e as causas dos seus estados maníacos e depressivos. 

O paciente pode então aprender técnicas para evitar estes estímulos, e lidar com os sintomas durante os episódios. Há dois objetivos principais que são atingidos utilizando a TCC como tratamento para a doença bipolar. 

O primeiro objetivo é reconhecer os episódios maníacos antes que se tornem incontroláveis, e mudar conscientemente a forma como reagem ao episódio. 

O segundo objetivo é aprender técnicas, reações, pensamentos, e comportamentos que podem ajudar a compensar a depressão. Estes objetivos são realizados através de várias técnicas e atividades prescritas pelo terapeuta. 

 

Com a TCC o tratamento do transtorno bipolar é da responsabilidade do paciente, que recebe tarefa de casa sob a forma de exercícios e leitura, o que o ajuda a compreender a sua condição e a aprender métodos para lidar com ela.

 

Por onde começar?

O primeiro passo para o tratamento bem sucedido da doença bipolar através da TCC é desenvolver um plano de tratamento com o paciente. Este é um plano de tratamento que o paciente concorda em seguir, e também envolve a promessa do paciente de completar todos os trabalhos de casa e tomar qualquer medicação prescrita conforme as instruções. Uma vez que o sucesso da TCC depende em grande medida da responsabilidade e do desejo do paciente de lidar com a doença bipolar, este é um primeiro passo importante para um tratamento bem sucedido. 

O segundo passo para o tratamento bem sucedido da doença bipolar através da TCC é monitorar e classificar os estados de humor. Isto é feito com várias fichas de trabalho que o terapeuta oferece ao paciente. O paciente pode registar o seu humor durante o dia, quantas horas dormiu, o seu nível de ansiedade, e o seu nível de irritabilidade.

 

Dia a dia de com o transtorno 

Aqueles com transtorno bipolar do tipo dois podem precisar de registar o seu humor duas ou mais vezes por dia, uma vez que o seu humor é mais frequente. A compreensão do padrão do ciclo do humor pode ajudar o doente a submeter-se ao próximo passo do tratamento da doença bipolar com a TCC. Esta etapa da TCC para o tratamento da doença bipolar requer que o paciente faça os trabalhos de casa sob a forma de folhas de trabalho e de leitura que o ajudarão a compreender como os seus pensamentos afetam as suas emoções. 

Ao compreender estas coisas, o paciente poderá então praticar a alteração dos seus pensamentos de uma forma racional para tornar as emoções mais racionais também, diminuindo o número e a gravidade dos episódios depressivos e maníacos. O próximo passo para o tratamento da TCC para a desordem bipolar é aprender a reconhecer os estímulos.

 

Conclusão

Os gatilhos são os pensamentos, emoções, situações, épocas do ano, eventos ou ambientes que desencadeiam um episódio depressivo ou maníaco. Ao aprender a compreender e reconhecer os seus desencadeadores, o paciente pode então aprender a evitar completamente os desencadeadores, diminuindo assim o número e a gravidade dos episódios depressivos e maníacos. 

Em geral, a TCC é um tratamento viável e bastante bem sucedido para a doença bipolar, e pode ser uma alternativa saudável à medicação em alguns casos. Se sentir que o seu tratamento deverá ser a TCC, contacte o seu médico ou terapeuta para discutir esta e outras opções de tratamento da doença bipolar. 

 

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.