Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Problemas em nossa vida ocorrem sempre e em vários aspectos humano, desde na família até no trabalho. No nosso desenvolvimento, o relacionamento afetivo torna parte do processo da vida, conhecer um parceiro, namorar e criar uma família. O casamento é um processo de crescimento e amadurecimento onde duas pessoas dividem as mesmas alegrias e dificuldades de uma família. Mas nem sempre o casamento é um mar de rosas, desentendimentos e discussões fazem parte, quando os dois tem certas divergências de opinião, é neste momento que a necessidade de trabalhar estes conflitos, porém muitas vezes o casal não consegue nem suporta o outro pelo desgaste das brigas, por isso a necessidade de um atendimento especializado com um profissional.
Propósito da terapia de casal
A terapia de casal não tem somente o propósito de manter o casamento ou separar, a finalidade é trabalhar com o casal as questões emocionais, desenvolver cada um suas questões se for necessário.
Este pode ser realizado com o casal e individualmente, no trabalho individual é feito com cada membro, podendo proporcionar mudanças para um, entretanto, outro ainda está preso pela sua rigidez mental, isso em muitos casos acabam levando ao divórcio, pois, um parceiro buscou a melhora e o outro não.
É o caso do parceiro que não quer que a parceira saia de casa para trabalhar, mas a esposa precisa ir para sair da depressão, um emprego novo pode ajudar tanto no lado emocional dela quando no lado financeiro do casal.
Diferenças com a terapia individual
Diferente da terapia individual onde um sintoma é o que traz o sofrimento do indivíduo, no casamento o sintoma ocorre muitas vezes na relação do casal, a comunicação dos dois, os comportamentos, os costumes das famílias que acabam entrando no relacionamento, os objetivos de cada um.
Esta relação acaba sendo um desafio para muitas pessoas, pois, é o início de uma nova família, que vem com costumes dos antepassados e acabam sendo trazidos para a relação. São mundos diferentes de cada parceiro, que se não forem trabalhados na relação, resultam em conflitos. Outra dificuldade que os casais apresentam é na hora de resolver os problemas cotidianos, a questão financeira muitas vezes mostra estas dificuldades, se a relação é boa e saudável isso acaba não sendo um problema, pois, os dois sentam e conversão de que forma vão resolver esta situação e aprendem a suportar sem tanto sofrimento, mas quando não tem esta união, uma pequena adversidade torna-se uma tempestade, onde acusar o outro é o mais fácil nas suas concepções.
Como o psicólogo pode ajudar
Por isso quando o casamento encontrar em certas dificuldades um apoio psicológico com um profissional especializado pode contribuir muito bem para união dos dois. Porém, temos que ser realista nessa situação, nem sempre a união dos dois será benéfica, pois, o sofrimento de ambos ou somente de um dos parceiros está sentindo, faz com que o psicoterapeuta tome o caminho de comunicar que a separação seja o mais certo a ser feito, isso será um aconselhamento, mas quem decide o que fazer realmente é o casal.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.
Referência:
VANDENBERGHE, Luc; Terapia Comportamental de Casal: Uma retrospectiva da literatura internacional; Rev. Bras. de Ter. Comp. Cogn. 2006, Vol. VIII, n° 2, 145-160.
CARNEIRO, Peres Terezinha; Psicoterapia de casal: a relação conjugal e suas repercussões no comportamento dos filhos; Arq. Bras. Psic., Rio de Janeiro, 32(4): 51-61, out/dez. 1980.