Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Terapia de Casal: Quando o espaço já não cabe só duas pessoas

  • Autor : Netbhe
  • 13º-jun-2022
  • Abordagens da Psicologia

 

Primeiramente, para falar sobre terapia de casais, vamos revisar brevemente o porquê dela ter surgido. O que aconteceu foi que, desde o surgimento da terapia moderna, as crianças eram levadas até os consultórios médicos para que fossem tratadas, pois os pais alegavam que havia algo de errado no comportamento delas.

 

Mas o que os psicanalistas e terapeutas infantis puderam perceber enquanto faziam uma sessão lúdica com essas crianças, é que muitos dos sintomas, dificuldades e resistências das crianças se deviam a um mau funcionamento familiar.

 

Origem real do problema

Ou seja, o problema não se devia à criança em si, a criança era somente o bode expiatório daquela família. Acontece que a dinâmica da família ia tão mal, que a “parte mais fraca” acabava absorvendo esses problemas e seu corpo respondia a eles da maneira que ele encontrava, seja através de sintomas ou comportamentos problemáticos.

 

Perceba então que o problema em si não está na criança, a manifestação dos seus sintomas apenas vem informar de que algo vai mal dentro da sua família, especialmente na relação dos pais.

 

Isso é tão verdade que, às vezes, quando a problemática da criança era tratada, ela passava a mostrar um comportamento melhor na escola e dentro da própria terapia, mas continuava tendo um comportamento reativo junto dos pais, mostrando assim que havia alguma coisa errada naquele ambiente.

 

Relação direta

Ainda assim, é também verdade que o trabalho individual com a criança produz certo efeito nos pais, mesmo que indiretamente, já que eles se viam forçados a mudar a dinâmica familiar para as coisas não desanimarem novamente.

 

Sessões de terapia 

Finalmente, os terapeutas perceberam que seria mais útil incluir os pais ou casais dentro do processo psicoterápico do que fazer um trabalho fora do contexto da criança apenas para seguir as determinações técnicas e teóricas da época.

 

O curioso é que, no atendimento de casais, viu-se que aquelas pessoas eram também crianças, porém cresceram bastante. Quando o terapeuta diz isso, ele não quer dizer que o casal seja infantil, mas que o contrato secreto firmado entre eles, para que possam funcionar como um casal, é praticamente determinado pelas coisas que eles viveram durante a sua criação.

Ou seja, dentro de um relacionamento, é bem provável que cada um do casal tenha um tipo de comportamento e pensamento que tenham sido aprendidos no contato com seus pais durante a infância.

 

Casal moderno

Então, a forma como o casal funciona hoje em dia, nada mais é do que uma reprodução daquilo que eles presenciaram dos seus pais durante a infância. Daquilo que eles assimilaram da relação entre seus pais. Por isso, falamos que as pessoas do casal seriam crianças crescidas. Imitando os mesmos comportamentos dos seus pais, que muitas vezes são arcaicos e disfuncionais.

 

O que acontece hoje em dia, é que a dinâmica do casal vai se desgastando a tal ponto que, cada um do par já não encontra mais espaço para caber dentro daquela relação. Parece que o espaço se torna mais apertado e restrito. Insuportável de manter. Até que eles optam pela terapia de casal.

 

Conclusão

É claro que cada um do casal irá chegar de um modo. Uma parte pode estar pronta para resolver as coisas, enquanto a outra se mostra resistente. Um dos lados pode ter ciência do problema existente, enquanto o outro pode nem mesmo perceber o que está acontecendo. Até mesmo os dois podem não ter ciência do problema entre eles, apenas sentem que algo tem que ser feito.

 Enfim, terapia de casal é sobre expandir esse espaço entre eles, de modo que eles tenham onde ficar e onde se encaixar.

 

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.