Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Quando se trata de relações, principalmente entre família e adolescente, o diálogo é peça chave. Só que não é aquele tipo de diálogo onde apenas os pais falam e não dão espaço para os seus filhos.
A questão é que, durante a adolescência, o papel dos pais se torna mais difícil e complexo. Eles devem ter em mente que serão contrariados e criticados por seus filhos, só que para alguns é mais complicado entender isso.
É claro que todos os pais gostariam de se relacionar da melhor forma possível com seus filhos adolescentes. E mais do que isso, o diálogo representa aqui o primeiro passo, pois uma boa conversa pode ajudar muito na vida deles.
Por isso, reuni aqui algumas dicas para tornar esse diálogo muito mais assertivo, de forma a melhorar a relação entre todos os membros da família.
Veja agora como melhorar a relação entre família e adolescente:
O adolescente tem necessidade de que os pais escutem suas histórias, dúvidas, queixas, preocupações, etc.
O ideal é deixá-los falar, e se possível, não os interrompa, mesmo que você não concorde com nada e ache tudo um absurdo.
Você deve se mostrar sempre aberto a qualquer questionamento, porque o adolescente procura por respostas.
Quando você mostra isso a ele, abre-se uma porta, criando uma relação de confiança entre vocês. E esteja sempre preparado para qualquer pergunta, por exemplo, primeira relação sexual.
Não é porque se tornaram adolescentes que não precisam se sentir amados por seus pais. Mas isso não significa que tudo é permitido.
Uma boa forma de mostrar afeto é impor determinados limites e ir adaptando de acordo com as situações.
Esse ponto é fundamental na relação entre família e adolescente, que é respeitar a vida privada de seu filho.
Nunca compartilhe nada sem a permissão dele, pois é como se você ‘traísse’ a confiança.
Por mais que, geralmente, o adolescente queira se afastar um pouco, procure fazer alguma coisa junto com ele.
Por exemplo, ir a uma partida de futebol, assistir a um filme juntos ou simplesmente dar uma caminhada.
É super importante que seu filho sinta que você acredita nele!
Essa confiança e seu estímulo o ajudarão a criar autoconfiança e valorizar suas capacidades e habilidades.
Se você quer ter uma conversa mais séria sobre um determinado assunto, procure buscar o máximo de informações antes.
Por exemplo, se a conversa for sobre métodos contraceptivos, informe-se sobre todos os métodos, além é claro de falar sobre doenças sexualmente transmissíveis. Seu filho precisa sentir que você entende sobre o que está falando.
O desenvolvimento da autonomia é típico dessa fase. E é normal que os adolescentes queiram passar mais tempo com seus amigos do que com seus pais. E é difícil para os pais encontrarem um equilíbrio, para que não sejam muito próximos nem muito distantes.
Os pais devem procurar ir se adaptando a essas mudanças e mais uma vez, mostrar que estão ali para o que eles precisarem.
Em uma relação entre família e adolescente, tenha em mente que você tem muita influência através de suas palavras, atitudes, comportamentos e modo de ver a vida.
É importante você agir da mesma forma que ensina ao seu filho. Ele observa tudo o que os pais fazem, e com o tempo, apesar das suas características pessoais, ele pode começar a adotar seus valores e comportamentos.
Você já não passou por essa fase? Como se sentiu?
As suas necessidades e desejos eram diferentes do que pensavam seus pais. Mas a partir do momento que você entende isso, a relação tende a ficar muito melhor.
Não adianta nada você querer dar conselhos como se fossem repreensões. Mas um conselho bem dado pode ser bastante útil. Veja algumas dicas de como o seu filho pode aceitar o seu conselho:
Muitos conflitos entre família e adolescente acontecem simplesmente por palavras ditas sem pensar.
Isso pode piorar ainda mais a relação, e em certos casos, tanto pais quanto filhos podem sair magoados e se distanciar.
Se você percebeu que já tentou de tudo para manter um diálogo com seu filho e mesmo assim, as relações continuam conflituosas, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional.
De repente, seu filho pode estar tendo algum tipo de problema mais sério que você não tem capacidade de ajudá-lo. Mas converse com ele antes sobre essa possibilidade, mostrando as vantagens de consultar um psicólogo, por exemplo.
Mostre a ele que um profissional será capaz de entender melhor o que ele está passando, que tudo vai ser mantido em sigilo, enfim, é uma forma de ajudá-lo a superar qualquer tipo de problema.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.