Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Quais são suas fraquezas? 10 coisas para dizer em uma entrevista

  • Autor : Netbhe
  • 15º-set-2022
  • Business

Essa é uma daquelas perguntas complicadas que as pessoas adoram fazer aos candidatos em uma entrevista de emprego: "Qual é a sua maior fraqueza?"

O fato é que a autoconsciência e a vontade de aceitar seus defeitos são características importantes em qualquer candidato a emprego. Os empregadores procuram funcionários que saibam que a perfeição é um conceito equivocado. 

É por isso que pedem aos candidatos que compartilhem suas fraquezas. A melhor maneira de responder à pergunta "Quais são suas fraquezas?" é com honestidade.E dê alguns exemplos de fraquezas para ajudar o gerente de contratação a entender de onde você está vindo.

Mas também é importante mostrar  como você tentou superar suas fraquezas. Lembre-se, se você enquadrar uma fraqueza de uma forma positiva não vai refletir mal em você. As fraquezas profissionais podem ser avaliadas a partir do seu histórico de trabalho e suas experiências no local de trabalho.

 

O que são as fraquezas profissionais?

A autoconsciência permitirá que você cite fracos exemplos que funcionarão a seu favor. Você pode dar sua entrevista se estiver confiante sobre seus pontos fortes e fracos. 

5 Exemplos de fraquezas que você pode deixar escapar na entrevista de emprego

Se você quer dizer que você tende a ser relutante em pedir ajuda, adicione um exemplo positivo onde você superou sua fraqueza. Por exemplo, você pode mencionar que seu supervisor anterior o guiou com reuniões de check-in um a um até que você se sentiu confortável pedindo ajuda a ela por conta própria.

1- Medo de falar em público: Muitas pessoas têm medo de falar em público. O importante é trabalhar para ganhar confiança nisso. Não diga ao entrevistador que fica nervoso quando tem que falar em público. Adicione um exemplo em que você superou seu medo com preparação e prática e fez uma apresentação ou pitch com sucesso.

2- Excesso de cuidado: Algumas pessoas tendem a evitar correr riscos. Mas isso não significa que eles não devem sair do seu fuso de conforto de tempos em tempos. Se você quiser compartilhar que você é avesso ao risco, também descreve um momento em que você saiu da sua zona de conforto para completar uma tarefa. Compartilhe como a experiência fez você perceber a importância de estar aberto a oportunidades

3- Não gostar de confrontos e discordâncias: É bom não gostar de confrontos. Sinta-se livre para dizer isso ao entrevistador, desde que você deixe claro que isso não afeta negativamente seu trabalho. 

4- Costume de fazer críticas: É da natureza humana criticar os outros. Você pode enquadrar positivamente essa tendência falando sobre como você valoriza o feedback e o diálogo aberto. Dê um exemplo de um momento em que você deu ou recebeu feedback que o ajudou a melhorar seu desempenho.

5- Sensibilidade a críticas: Se você tende a levar a crítica a sério, você não é o único. Ao falar sobre essa fraqueza para o entrevistador, também mencione como ela tem ajudado. Sua sensibilidade à crítica inspira você a trabalhar mais? Fale sobre os passos que você tomou para se acostumar com o feedback para que você possa aceitá-lo mais facilmente.

 

Devo escrever sobre minhas fraquezas no meu currículo?

Não é recomendável que você mencione uma fraqueza em seu currículo. Falar sobre sua fraqueza em uma entrevista é aceitável porque você pode explicá-lo cuidadosamente. Não há espaço para ambiguidade ao discuti-la cara a cara. Uma entrevista também lhe dá a chance de mostrar como aprendeu e cresceu com sua fraqueza.

Escrever uma fraqueza em um currículo pode ser prejudicial. Se você não for chamado para uma entrevista, você não terá a chance de justificar suas fraquezas profissionais ou mesmo mencionar os passos que você está tomando para superá-los. As fraquezas que você listou deixarão uma má impressão.

Portanto, é melhor deixar essa pergunta para a sua entrevista onde você pode dar exemplos de fraquezas para respostas bem arredondadas.

Ter um bom desempenho em uma entrevista não é apenas preparar o que você vai dizer. Sua atitude e linguagem corporal transmitem muito mais do que você pensa. Uma abordagem positiva ao elaborar sobre suas fraquezas ajudará você a alcançar o sucesso na carreira.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

 

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.