Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Quais são os efeitos da dependência de drogas

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Álcool e Outras Drogas

 

Os efeitos da dependência de drogas são de longo alcance e vão muito além de apenas afetar a vida do viciado. O vício em drogas afeta famílias, empresas, escolas e amizades. Ele também tem um efeito no corpo do viciado e pode afetar a saúde das pessoas ao seu redor.

 

Porque é tão difícil?

Nesse sentido, pessoas que usam drogas experimentam uma ampla gama de efeitos físicos além dos esperados. A excitação de uma alta de cocaína, por exemplo, é seguida por uma “queda”: um período de ansiedade, fadiga, depressão e um desejo agudo de mais cocaína para aliviar a sensação da queda. A maconha e o álcool interferem no controle motor e são fatores em muitos acidentes automobilísticos. Por outro lado, os usuários de maconha e drogas alucinógenas podem ter flashbacks, recorrências indesejadas dos efeitos da droga semanas ou meses após o uso.

 

Para se ter uma ideia, o compartilhamento de agulhas hipodérmicas aumenta o risco de HIV e de algumas formas de hepatite. Isso, junto com o aumento da atividade sexual entre os viciados em drogas, pode aumentar muito a incidência de pessoas infectadas com AIDS e doenças sexualmente transmissíveis.

 

Problemática na sociedade 

Muitos usuários de drogas se envolvem em atividades criminosas, como roubos e assaltos, para levantar dinheiro para comprar drogas, e algumas drogas, especialmente o álcool, estão associadas a comportamento violento. 

Além disso, a preocupação do usuário com a substância, além de seus efeitos sobre o humor e o desempenho, pode levar a problemas conjugais e baixo desempenho no trabalho ou demissão. Também, o uso de drogas pode perturbar a vida familiar e criar padrões destrutivos de co-dependência, ou seja, o cônjuge ou toda a família, por amor ou medo das consequências, inadvertidamente permite que o usuário continue usando drogas encobrindo, fornecendo dinheiro ou negando que haja um problema.

 

Risco as mulher grávidas 

Já as usuárias de drogas grávidas, por causa das próprias drogas ou autocuidados precários em geral, têm uma taxa muito maior de bebês com baixo peso ao nascer do que a média. Muitas drogas (por exemplo, crack e heroína) cruzam a barreira placentária, resultando em bebês viciados que passam por abstinência logo após o nascimento, e a síndrome do álcool fetal pode afetar filhos de mães que consomem álcool durante a gravidez. Mulheres grávidas que adquirem o vírus da AIDS por meio do uso de drogas intravenosas passam o vírus para seus filhos.

Relação com a criminalidade

O abuso de drogas afeta a sociedade de várias maneiras. No local de trabalho afeta em termos de tempo de trabalho perdido e ineficiência. Também, os usuários de drogas têm maior probabilidade do que os não-usuários de sofrer acidentes de trabalho, colocando-se em perigo e as pessoas ao seu redor. Vale dizer que mais da metade das mortes em estradas no Brasil envolvem álcool.

 

O crime relacionado às drogas pode perturbar os bairros devido à violência entre traficantes, ameaças a moradores e crimes dos próprios dependentes. Em alguns bairros, crianças mais novas são recrutadas como vigias e ajudantes por causa das sentenças mais leves dadas a infratores juvenis, e as armas se tornaram comuns entre crianças e adolescentes. A grande maioria dos sem-teto tem problemas com drogas ou álcool ou uma doença mental - muitos têm os três.

 

Conclusão

Enfim, o vício em drogas afeta todas as partes da vida do usuário, da família e da sociedade como um todo. O momento de obter ajuda para um vício é AGORA, antes que seus efeitos se tornem tão abrangentes que não possam ser recuperados.

 

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.