Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Existe uma parte de um plano geral de tratamento para ajudar a ter uma vida saudável, sem dor. A psicoterapia para fibromialgia é recomendada pelos mais experientes psiquiatras e psicólogos, sendo eficaz na maioria dos casos.
Visitar um psicólogo é extremamente útil, pois ele auxilia no alívio de alguns sintomas. Isso ocorre com mais frequência quando o problema ocorre com um impacto significativo na vida da pessoa. Um profissional de saúde mental é capaz de determinar a condição clínica em que o paciente.
Dor e outros sintomas da fibromialgia não devem dominar a vida de ninguém, então, é preciso se encarregar deles. Para fazer isso, pode ser necessário incorporar uma combinação de tratamentos, incluindo: exercícios, medicamentos e psicologia. Essa abordagem multidisciplinar alivia os incômodos, tanto físicos quanto mentais.
Para que se possa entender um pouco mais acerca do assunto, vamos relatar no artigo que se segue, algumas formas como a terapia é tratada nesses casos. Confira!
É difícil lidar com a fibromialgia, pois esta pode causar um impacto emocional muito grande na saúde. Contudo, isso não é culpa do paciente. Ele não é "louco" por se sentir triste ou ansioso, pelo contrário. E há algo que se pode fazer sobre esses sentimentos.
Os especialistas não têm certeza se a condição causa ansiedade e depressão. Mas existe uma forte conexão entre a dor e o bem estar mental.
Se o indivíduo está se sentindo triste ou ansioso ultimamente, não deve ter medo de conversar com o médico ou psicólogo. Prestar atenção nesse quesito emocional é tão importante quanto prestar atenção à condição física.
Existem vários tipos de profissionais que podem lidar com a psicoterapia para fibromialgia. Os especialistas em saúde mental incluem:
Eles são licenciados e treinados para diagnosticar e tratar a dor mental ou emocional.
Quando a pessoa está no consultório de um psicólogo, pode falar sobre sua experiência com a fibromialgia. Ela deve relatar como se sente com relação às dores intermitentes. O terapeuta também pode sugerir um tipo de terapia mental o qual beneficiará consideravelmente o paciente.
Em algumas pesquisas sobre o tema, foram analisados os efeitos de dois tipos diferentes de terapias:
A terapia comportamental operante é um tipo de psicoterapia para fibromialgia bem interessante. Ela se baseia na ideia de que o comportamento pode ser afetado por recompensas e punições.
Já a terapia cognitivo-comportamental é uma terapia de "fala". Ela se esforça para resolver problemas relacionados a emoções e comportamentos, estabelecendo metas. Os resultados das pesquisas mostraram que ambos os tipos são eficazes e dão um retorno rápido.
Além de visitar um psiquiatra ou psicólogo para sua saúde mental e emocional, é possível fazer outras coisas para manter o equilíbrio geral. Entre elas estão:
Sabe-se que o objetivo final de um plano de tratamento que inclui a psicoterapia para fibromialgia é a melhora. Independentemente de envolver a mente e a emoção, a ajuda ao paciente para que ele possa viver feliz e saudável é essencial.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.