Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Psicoterapia: Entenda como ela pode ajudar na depressão

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Psicoterapia

 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas se a psicoterapia para depressão realmente funciona, mas podemos adiantar que sim! A psicoterapia ajuda muito pacientes com depressão, e muitas vezes, o que mais precisam é um suporte.

Enquanto que os antidepressivos agem sobre os fatores biológicos da depressão, a psicoterapia age sobre os aspectos psicológicos.

 

Abordagens

Existem várias abordagens, que apesar de métodos diferentes, possuem a mesma base: a escuta, onde a pessoa pode expressar todos os seus sentimentos, medos e angústias sem qualquer pré-julgamento.

Vamos focar aqui nas duas psicoterapias para depressão: a psicanalítica e a terapia cognitivo-comportamental. Vale a pena entender como cada uma delas funciona, e assim, caso ainda esteja em dúvida, pode lhe ajudar a se decidir.

 

Tipos de psicoterapia para depressão

Então, no caso da psicoterapia para depressão, vamos falar especificamente sobre a terapia psicanalítica e a terapia cognitivo-comportamental. Mas qual a diferença entre elas?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a depressão, dependendo do caso, precisa sim de um tratamento psicológico. É claro que depressões mais leves, o simples uso de antidepressivos já pode resolver, mas geralmente não é assim que acontece.

O mais importante, independentemente de qual psicoterapia escolhida, é que a pessoa possa se expressar livremente sem medo de ser julgada. Isso permite que ela se sinta segura e falar de todo o seu sofrimento, e poder assim, lidar com tudo isso.

Qual psicoterapia para depressão escolher

Vamos agora dar uma visão geral das psicoterapias para depressão mais utilizadas:

 

Terapia psicanalítica

O foco aqui está na sua vida atual e passada, e sobre seus sentimentos. Os sintomas são deixados em segundo plano.

Esse método terapêutico leva a pessoa a encontrar uma ligação entre sua história e a depressão.

E assim, um melhor conhecimento de si permite uma melhor aceitação e por consequência, uma melhora do quadro depressivo.

 

Terapia cognitivo-comportamental

O objetivo dessa psicoterapia para depressão é acabar com os sintomas.

A partir de diferentes técnicas, o terapeuta vai ajudar o paciente a ter uma melhor qualidade de sono, gerenciar o estresse e lidar com os sintomas causados pela depressão.

Em ambas psicoterapias, você deve buscar por um profissional qualificado e treinado, que fará todo o seu acompanhamento.

 

Quais benefícios da psicoterapia para depressão

Veja alguns benefícios da psicoterapia para depressão:

  • Autoconhecimento;

  • Diminuir os sintomas;

  • Aprender a gerenciar o estresse e ansiedade;

  • Expressar suas emoções mais profundas;

  • Mudar alguns hábitos;

  • Ter uma melhor qualidade de vida.

Esses são apenas alguns dos benefícios, mas os resultados variam de pessoa para pessoa.

Se você ainda tem dúvida sobre o que você está sentindo é realmente depressão ou tristeza, vale a pena dar uma olhada em um artigo que preparamos falando só sobre sintomas da depressão. E com certeza, vai lhe ajudar bastante!

Então, voltando à psicoterapia, é fundamental estar atento aos sinais e sintomas e procurar ajuda o quanto antes, onde um profissional qualificado deverá primeiro fazer um diagnóstico para depois sim indicar a psicoterapia. 

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.