Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Se os cigarros são o alívio para o estresse de alguém, pode ser difícil abandonar o hábito de fumar. Mas com a psicoterapia para tabagismo, é possível aprender outras maneiras de lidar com a pressão.
Se o método preferido de lidar com as dificuldades do dia a dia chega a um maço de cigarros por dia, a pessoa geralmente hesita em parar de fumar. Afinal, de que outra forma ela vai lidar com situações de alta pressão?
Primeiramente se devem jogar fora os pensamentos derrotistas. "O estrago está feito, então por que devo parar de fumar agora?". Todos os fumantes têm várias razões que podem impedi-los de desistir.Neste artigo, vamos mostrar o que a psicoterapia para tabagismo pode fazer pelos indivíduos que passam por esse problema. Com algumas informações será possível aprender maneiras de lidar com o estresse. Confira.
As técnicas mais usadas na psicoterapia para tabagismo se concentram na identificação de pensamentos negativos. Desenvolvem-se também novas formas de pensar sobre situações. É a combinação de duas abordagens: terapias cognitivas e comportamentais.
Participar da terapia comportamental cognitiva significa trabalhar com um terapeuta especialmente treinado para conversar sobre o que está em sua mente. Sem contar que se aprendem maneiras de lidar com os sentimentos. Algumas pessoas preferem trabalhar individualmente, enquanto outras trabalham em sessões de grupo. O foco está nos desafios que se enfrenta na vida e nas soluções deles. O terapeuta ajudará na:
1. Na identificação dos padrões de pensamento distorcidos e negativos;
2. No reconhecimento e mudança de crenças imprecisas;
3. Entre outras coisas importantes.
Os participantes aprendem a lidar com o estresse e a evitar pensamentos e comportamentos prejudiciais. Geralmente são dadas "tarefas" para fazer entre as sessões, como forma de praticar o que está aprendendo.
A psicoterapia para tabagismo, bem como a TCC, não é apenas para parar de fumar. Também pode ajudar as pessoas a lidar com uma série de problemas de saúde e comportamento emocional, incluindo:
Depressão;
Ansiedade;
Transtornos de humor;
Fobias;
Distúrbios alimentares;
Abuso de substâncias.
Esse tipo de tratamento é uma forma de terapia direcionada a objetivos e focada em problemas. A questão principal trabalhada é o aprendizado das habilidades de pensamento racional e de auto-aconselhamento.
O uso da TCC para ajudar a parar de fumar pode:
1. Aumentar a confiança na capacidade de interromper o tabagismo;
2. Ajudar a explorar qualquer ambivalência sobre desistir;
3. Identificar os gatilhos do fumo e ajudar a encontrar maneiras de evitá-los ou responder de maneira diferente;
4. Ensinar formas de lidar com o estresse e o desejo de fumar. O indivíduo será ensinado a ficar alerta para pensamentos negativos como:
"Nunca poderei parar de fumar" ou;
"Qual é a utilidade de parar de fumar agora?".
Além disso, o terapeuta trabalhará para desenvolver respostas a esses pensamentos. Assim, faz com que eles sejam praticados para que se tornem quase automáticos.
Conclusão
O objetivo da psicoterapia para tabagismo é mudar seus padrões de pensamento para padrões novos e saudáveis. Também se aprenderá a distinguir os pensamentos realistas e irrealistas. Sem contar com a prática destinada à mudança de padrões de comportamento.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.