Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Psicologia Oncológica: Aprenda sobre é e como ela pode ser útil

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Abordagens da Psicologia

Muitas vezes confundida com a psicologia a hospitalar, a psicologia oncológica tem um âmbito de atuação um pouco diferente. Ela tem foco em doenças crônicas, onde o paciente passará pelo tratamento por alguns anos. O desgaste psicológico pode piorar gravemente o quadro de saúde, e por esta razão há uma área da psicologia voltada especialmente para essas situações;

 

Como a Psicologia Oncológica ajuda?

Receber um diagnóstico de qualquer doença não é fácil, mas ser diagnosticado com câncer sem dúvida é extremamente difícil, pois, sabemos que esta provoca desajustes na pessoa portadora e em todos que estão a sua volta.

Por isso muitos indivíduos que se encontram nesta condição, passam por momentos de negação, de revolta, de depressão e de aceitação.

Mas para se chegar ou estar nesta última fase é necessário ter ajuda, da família e amigos, além de acolhimento psicológico de um profissional especializado como terapeuta ou psicólogo.

 

O que ela é?

Por isso, que surgiu a psico-oncologia, que a junção da psicologia com a oncologia, a fim de estudar as variáveis psicológicas, bem como, as comportamentais envolvidas no adoecimento, na melhora, na cura e demais intervenções existentes neste processo.

 

Sua origem

A formalização deste tipo de serviço se deu nos Estados Unidos, em um centro médico experiente em tratamento de câncer o Memorial Sloan Kettering Hospital, de New York. Sua criação se deu após ser observado que aspectos de cunho psicológicos influenciavam a etiologia da doença.

 

Aplicação prática da Psicologia Oncológica

As doenças crônicas ou graves produzem consequências e incômodos imensuráveis, estes podem ser dor intensa, baixa autoestima, desconforto, ideias suicidas, medo, incertezas quanto ao seu futuro, além de transtornos gerais e específicos de conduta, ataques de pânico, ansiedade, depressão, dificuldade em se relacionar com a família, etc.

Se o sofrimento emocional por conta do adoecimento for ignorado, além de reduzir a qualidade de vida do indivíduo, também afeta negativamente sua família.

Apoio e participação familiar

Sendo assim, as famílias devem ser assistidas através desta modalidade de assistência, já que, estudos apontam que estes passam por vários destes estágios acima citados, por estar em contato com o doente.

Tendo em vista, a complexidade das situações difíceis vivenciadas pelos mesmos. Dentre as muitas consequências desta rotina pesada de quem é cuidador, está a não elaboração do sentimento de impotência perante o sofrimento do parente ou amigo, isolamento social ou ainda confusão de papeis e dificuldade em lidar com a morte do familiar.

Portanto, torno enfatizar a necessidade de que estes recebam apoio adequado individual ou em grupo.

 

Como funciona a atuação do psicólogo

O psicólogo trabalha buscando auxiliar o paciente e sua família a enfrentar esta fase da vida, promovendo a diminuição das emoções negativas, relacionadas a realidade atual.

Tal apoio se encerra quando se percebe superação, tanto por parte do enfermo como de seus cuidadores, parentes ou amigos mais próximos, geralmente o enceramento dessa assistência, se da quando estes informam que não precisam de ajuda, diz se então que se deu início ao momento de remissão de ambos, mas em determinados casos o profissional prolonga por mais um pouco de tempo, a fim de amparar o doente a retomar sua vida novamente, engrenando em sua rotina cotidiana.

Faz parte ainda desse serviço, o aconselhamento no que diz respeito à prevenção, sendo esta considerada mais uma das vertentes da psicologia ontológica.

Pois, segundo esta tese, a compreensão de causalidade, ou seja, a observação de nossas escolhas ao longo da vida, além dos motivos que levam as pessoas a se expor mais aos riscos de adquirir uma determinada doença, permite desenvolver técnicas voltadas a redução destes comportamentos, com o intuito de diminuir os riscos ou o diagnóstico precoce, daí a sua importância.

 

Conclusão

Como vimos, o corpo humano é mais do que o físico. Um psicológico ferido ou adoecido, pode ter efeitos muito mais intensos no corpo do que os ferimentos ou doenças. A frase “mente sã, corpo são”, não podia ser mais realista.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.