Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Psicologia educacional: Como ela funciona?

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Abordagens da Psicologia

A psicologia é uma das áreas de estudo com o foco no ser humano, com maior abrangência. Tudo que passar pela nossa mente é importante, e dar a devida atenção á isso pode fazer toda a diferença. Hoje, abordaremos a Psicologia Educacional, uma modalidade específica desta área, mas de muita importância.

 

Sua trajetória de criação

Este campo psicológico foi criado no final do século IX, por estudiosos também pioneiros da psicologia, dentre muitos teóricos daquela época esta Willian James, que escreveu livros e ministrou inúmeras palestras sobre a importância de se aplicar a esta abordagem em crianças.

O mesmo salientou, a necessidade de se observar mais como ocorre o processo denominado ensino/aprendizagem, em especial na sala de aula, a fim de proporcionar aprimoramento das técnicas utilizadas para aquisição deste saber. 

Outro grande precursor desta abordagem foi John Dewey. Foi ele quem tornou mais clara e acessível a prática desta, já que, criou o primeiro laboratório de psicologia voltado para essa forma de ensinar crianças, nos Estados Unidos.

Visava desenvolver e estimular a mente dos pequenos, ressaltando que eles são seres em constante desenvolvimento, por isso estão aprendendo o tempo todo, sendo assim, quando realizam atividades estimulantes seu aprendizado é consideravelmente maior.

 

A prática no Brasil

No Brasil esta prática pode ser vista desde a época colonial, que começou surgir às preocupações com a educação e a inclusão dos fenômenos psicológicos no aprendizado. 

Mas foi a partir do século XIX, que estas ideias que ligavam a psicologia com a educação nas escolas foram articuladas de maneira mais sistemática. Que com o passar dos anos foi se aproximando dos moldes que conhecemos hoje. E tendo como nomes de referência como o suíço Jeam Piaget ou ainda da italiana Maria Montessori.

No que consiste a Psicologia Educacional?

A psicologia educacional é considerada uma subárea da psicologia, já que, referindo-a como última área do conhecimento, pois, têm como objetivo a produção de saberes relacionados à ocorrência de fenômenos de cunho psicológico, integrante da metodologia educativa.

Além de auxiliar na busca por mais qualidade das atividades presentes nos currículos escolares, tanto do ponto de vista dos pais e dos alunos, quanto da instituição. E sua utilização pode ser feita geralmente nas escolas, mas pode ser estendida para vários ambientes, dentre eles podem citar o familiar e o social.

 

Como o profissional pode ser útil neste campo

O profissional psicólogo pode ajudar desenvolvendo estratégias para instituições educativas, no sentido de melhorá-la como um todo. 

Sendo assim, o mesmo pode auxiliar quando surgem demandas relacionadas à aprendizagem dos alunos de modo geral ou ainda em aspectos mais focais, como déficit de atenção, problemas comportamentais, emocionais, hiperatividade e de motivação.

De forma prática, este serviço pode ser aplicado por um especialista e devidamente capacitado visando promover: o desenvolvimento humano, ampliar as capacidades cognitivas de assimilação e aquisição de conhecimento, treino de habilidades mentais, mostrarem a cada indivíduo ou grupo quais são seus papeis sociais, além de incentivar a construção de condutas afetivas e morais ou ainda a expansão da concepção do valor existente nos conteúdos aprendidos e da necessidade de buscar sua aplicação.

 

Demais condutas do profissional

Faz parte também desta função a tarefa de dar subsídios aos professores a respeito de sua abordagem em sala, ser facilitador de relações positivas entre professores e alunos ou dos próprios estudantes, incentivando que estes busquem ter repertórios de comportamentos adequados socialmente e perante as atividades propostas aos mesmos e assessorando principalmente os discentes que possuam distúrbios psicossociais e motores persistentes, através da criação de programas e atividades estimulantes, ligados a cada dificuldade.

 

Conclusão

A necessidade de dar atenção á uma das etapas mais importantes na construção da mente, bem como seu amadurecimento, não era uma questão muito abordada no passado. A forma como foi introduzida, e hoje há área especifica para estudar e aplicar tais métodos, é esperançosa para a psicologia no geral.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

 

Referências:

Antunes, Mitsuko Aparecida Makino; Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas; 2008.

Pocinho, Margarida; Psicologia da Educação Teoria, Investigação e Prática; 2018.