Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Que a área da psicologia é extensa e abrangente, é um conhecimento geral. Mas há muitas facetas dela que podem ajudar e lidar com problemas específicos com mais efetividade e rapidez do que outras. Uma dessas categorias, é a psicologia clínica. Pode parecer um assunto complicado à primeira vista, mas não se assuste! É mais simples do que aparenta.
A importância da psicologia
Em todo nosso processo de desenvolvimento passamos por várias etapas da vida, cada uma tem alguns acontecimentos que nos marcaram e outros foram normais.
Estas situações dependem da forma que lidamos, como administramos fatos marcantes como um luto, por exemplo, depende muito da resiliência que o indivíduo tenha para administrar estes fatos.
Porém, existem episódios que são bem difíceis de serem suportados, nestas situações podemos incluir o abuso infantil, quando a criança não consegue lidar com esta questão na infância, pois, quando não é descoberto o abuso a criança tende a ocultar de todo mundo, em busca de tentar esconder aquilo por algumas vezes sentem ser culpa dela, esta acaba passando por todos os estágios da vida, até chegar à vida adulta, entretanto, esta parte não resolvida pode emergir como uma patologia, geralmente pode apresentar em um futuro, quadros anormais de depressão, ansiedade, etc.
As diferentes abordagens
Por isso tem várias abordagens psicológicas para utilizar com o ser humano, vou fazer um pequeno resumo de casa abordagem para que todos possam conhecer.
· A Terapia comportamental tem uma abordagem que tem como foco o nosso comportamento e as respostas nossas ao ambiente.
· NaTerapia cognitiva comportamental a abordagem foca nos pensamentos, segundo ela, cada pensamento gera uma emoção que depois gera um comportamento.
· A Terapia Gestalt focaliza na nossa percepção do mundo e a nós mesmo, que não podemos somente destacar uma parte da nossa vida sem evidenciar no todo e entender os acontecimentos.
· A Psicanálise consiste em investigar os conteúdos do inconsciente que neles estão alguns dos nossos sofrimentos.
· A psicologia hospitalar é mais focada no paciente internado no hospital;
· A psicologia educacional é mais direcionada no ensino, a psicologia do esporte focada mais nos atletas, e cada ramo vai seguindo suas áreas de atuação;
E a clínica está mais diretamente focada em minimizar o sofrimento do paciente, e é esta que abordaremos em nosso artigo de hoje.
Tal modalidade de serviço, abarca inúmeras patologias, das mais graves até as menos graves.
Diferentes de outras linhas da psicologia, a clínica geralmente é com profissionais particulares, têm ainda os atendimentos clínicos realizados em instituições no formato de clínica escola e poli ambulatórios.
São nessas situações acima mencionadas que precisamos de uma ajuda profissional, neste contexto entra o psicólogo clínico, pois, o mesmo trabalha especificamente pela saúde psicológica do paciente, como no caso de abuso infantil, é procurado amenizar na sessão, aspectos que não foram digeridos internamente sobre o assunto pela pessoa, em casos de existência de uma patologia como uma fobia, depressão, etc.
Primeiro o psicólogo faz uma avaliação psicológica, após determinar os diagnósticos, é trabalhado em sessão formas de intervir no sintoma a fim de amenizá-los ou extingui-los.
O psicólogo clínico pode atuar vários tipos de públicos, desde as famílias com problemas de relacionar-se neste sistema, até casais com conflitos no relacionamento, á grupo terapia e psicoterapia individual. A faixa etária para atendimento é após os dois anos de idade até a velhice.
Cada profissional vai ser identificado pelos grupos que mais se identifica em atender, como psicólogos que só atendem adultos e outras somente crianças.
Além de se especializar por aquele grupo específico, utilizando técnicas e avaliações voltadas para aquelas demandas.
A psicologia não é indicada somente para quem está doente, mas também pessoas que querem autoconhecimento e vão até as clínicas para saber mais sobre si, entre outras questões.
Toda forma de cuidado é importante, mas o cuidado da mente é aquele que por tabela, melhora todas as demais áreas de nossa vida, por isso, não a negligencie.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.