Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Você já deve ter ouvido, em algum momento, falar do famoso psicanalista Sigmund Freud. As descobertas de Freud, trazem benefícios para a psicologia e psicanálise até os dias de hoje. Seus estudos são tão abrangentes, que ainda são usados como norteadores da área. E, dentre suas muitas descobertas, temos a psicanálise Freudiana, da qual discorremos a seguir em nosso artigo.
O que é psicanálise Freudiana?
A psicanálise freudiana é uma metodologia para tratamento dos transtornos mentais. Tem como fundamento as teorias e estudos de Sigmund Freud, que enfatiza os processos mentais de forma inconsciente.
Essa psicanálise faz a promoção da consciência dos padrões das emoções e dos comportamentos:
· Desadaptativos;
· Inconscientes;
· Habitualmente recorrente.
Isso dá a permissão para os aspectos inconscientes anteriormente se integrem, promovendo um bom funcionamento das expressões criativas, da mente e da cura.
Quem foi Sigmund Freud?
Sigmund Freud foi quem fundou a psicanálise e a abordagem psicodinâmica dentro da psicologia. Ele enfatizava a mente como influenciadora inconsciente do comportamento. Freud tinha a crença de que nossa mente é composta por três elementos: o superego, o id e o ego.
O pai da psicanálise, bem como suas teorias sobre estágios psicossexuais, a simbologia dos sonhos e o inconsciente continuam sendo temas populares entre leigos e profissionais. Mas, mesmo assim, a psicanálise freudiana é vista ainda com bastante ceticismo pelas pessoas.
Descobertas e estudos
Muitas teorias e observações de Freud se baseiam em dados clínicos, bem como estudos.
Isso dificultou a generalização entre uma gama maior de pessoas. Independentemente disso, os estudos freudianos mudaram a maneira como o ser humano pensa sobre o comportamento e a mente. Elas deixaram marcas bem duradouras dentro da cultura e psicologia.
Os fundamentos da psicanálise freudiana
Em resumo, a psicanálise freudiana crê que os indivíduos podiam ser curados tornando seus pensamentos conscientes. É dessa forma que as motivações passam a ser inconscientes e se obtém a percepção.
A intenção dessa terapia é a liberação das emoções, bem como experiências reprimidas. Em resumo, é a consciência do que se está inconsciente, é ter a experiência catártica da cura.
Os psicólogos psicanalistas enxergam os problemas psicológicos sendo enraizados dentro da mentalidade inconsciente. Sintomas que são manifestos têm a causa nos distúrbios ocultos.
As causas típicas podem incluir problemas que não foram resolvidos ao longo do desenvolvimento ou traumas reprimidos. Os tratamentos se concentram em buscar o conflito que está reprimido, onde o paciente consegue lidar bem com a situação.
Como funciona o entendimento do inconsciente da mente?
A psicanálise freudiana não é só teoria, mas é terapia. O estudo é geralmente utilizado no tratamento de ansiedade e depressão. Este é um longo processo que envolve muitas sessões.
Devido a essa natureza dentro dos mecanismos de defesa, bem como à inacessibilidade da força determinística que atua no inconsciente, esse tipo de psicanálise, na forma clássica, se torna um processo bem demorado. Isso comumente envolve de 2 a 5 sessões semanais durante muitos anos.
A abordagem intenta que reduzir todos os sintomas por conta própria é comumente irrelevante. Se os conflitos subjacentes não são resolvidos com a psicoterapia freudiana, sintomas neuróticos são substituídos simplesmente.
O terapeuta que utiliza a psicoterapia freudiana geralmente é como uma “tela branca”, revelando pouco. O intuito é que a pessoa possa utilizar o espaço desse relacionamento, trabalhando o inconsciente, sem as interferências externas.
Conclusão
Após um breve resumo, é possível notar como as descobertas e estudos de Freud, mudaram a forma que a mente humana era compreendida de vista. Passou-se a analisar a mente junto com o comportamento, criando uma ótica de conclusões que conseguiu ajudar muitas pessoas, e segue ajudando até hoje.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.