Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
O local de trabalho é um lugar que está longe de ser somente ambiente de realizar atividades remuneradas, é um recinto onde as pessoas interagem e criam laços. Isso ocorre pela questão grupal e as suas interações, pois, o ser humano tem a necessidade de socializar e buscar um espaço harmônico. O emprego é uma forma de suprir necessidades humanas, já que, neles que alcançamos os valores para manter produtos importantes como comida em casa, contas pagas entre outros.
O ambiente de trabalho
Mas nem tudo é sempre lindo, porque estamos falando de pessoas e as suas interações, nem todas as relações são fáceis de lidar em grupo, isso ocorre pela questão de que cada membro desses indivíduos tem as suas particularidades, são personalidades diferentes habitando em um mesmo ambiente, ou seja, funcionários com os seus costumes e regras herdados dos seus familiares.
Nem sempre o ambiente está tranquilo, algumas, dessas diferenças humanas acabam emergindo gerando várias divergências, essa quebra no clima da empresa acaba afetando muitas pessoas, uma situação simples de notar este efeito é quando o chefe acaba brigando com o funcionário na frente de todo o mundo, a nova imagem de um chefe “brigão” apresentado acaba mudando a percepção de todos, isto traz aos próprios funcionários um receio em cometer erros e passar pela mesma situação.
As discordâncias entre os colaboradores muitas vezes são decorrentes de ideias diferentes, pode ser até dos procedimentos do serviço, que a forma de um realizar a função é diferente do outro, isso gera debate sobre formas de realizar uma atividade.
A saúde mental e o ambiente de trabalho
Todo este conceito vem da parte da saúde mental dentro das empresas, na hora de procurar um trabalho já surge esta pressão psicológica, no mercado de trabalho que o candidato mais especializado e com mais cursos tem a maior chance de conseguir um emprego, gerando com isso ansiedade nas pessoas.
Na instituição esta situação aumenta, pois, quem está ali dentro tem que dar o seu melhor para não perder a vaga, entretanto, no mercado tem milhares de pessoas desempregadas, estas táticas infelizmente são usadas por alguns administradores para extrair o melhor rendimento do operário. Tudo isso acaba afetando as condições psicológicas dos indivíduos, trazendo possíveis patologias como depressão e ansiedades, estas mudanças na parte mental podem afetar diretamente na qualidade das tarefas realizadas pela pessoa em questão.
A importância do psicólogo neste ambiente
É preciso enfatizar a importância de o psicólogo trabalhar de forma terapêutica nestes ambientes, para que possa ajudar estes indivíduos a lidar com tais sofrimentos. Utilizando-se de procedimentos e técnicas psicológicas, para avaliar quais os problemas e usar intervenções para minimizar estas demandas.
Estes processos contribuem para o desenvolvimento pessoal dos mesmos, melhorando a sua saúde, atingindo diretamente o seu desempenho.
O atendimento psicoterapêutico pode ser desde individual, tem o foco no problema daquele indivíduo, coletando informações pessoais e dos ambientes que ele convive quanto no processo terapêutico em grupo que tem os seus benefícios e as suas dificuldades, um grande ponto positivo é a economia de tempo, pois, numa hora de sessão você pode atender até oito pessoas ao mesmo tempo, a nível grupal cada um expõem a sua opinião que é compartilhada com todos, os membros acabam ajudando uns aos outros pelas trocas de experiências, mas o ponto negativo que nem todo o problema interno é resolvido, já a terapia pessoal tem a finalidade de focar mais naquela pessoa especificamente.
Conclusão
Estar atento ao psicológico, é um hábito que sempre deve ser levado em consideração. Seja no ambiente de trabalho, de estudo e até mesmo de lazer. Uma pessoa psicologicamente abalada ou com problemas psicológicos, tem seu rendimento diminuído de forma significativa. Quando pensamos na importância do emprego, esse peso é maior e nos deixa mais propensos a ter de lidar com problemas desse tipo.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.
Referência:
LIMA, Coelho Fellipe; O exercício Profissional do Psicólogo do Trabalho e das Organizações: Uma Revisão da Produção Científica; Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 11, 2, jul-dez 2011, 21-35.
HELOANI, Roberto José; Saúde mental e psicologia do trabalho, São Paulo em Perpectiva, 17(2): 102-108, 2003.