Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

O que é TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

  • Autor : Netbhe
  • 9º-set-2022
  • Inteligencia Emocional

Provavelmente você já deve ser ouvido falar em TDAH, que é o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, muito frequente em crianças, mas também adolescentes e adultos podem apresentar.

Apesar do comportamento pode estar presente em qualquer ser humano, nas pessoas que sofrem esse transtorno, se apresentam de uma forma anormal e prolongada.

O importante aqui é você ter em mente e estar bem atento a determinados comportamentos. E quanto mais cedo for tratado, muito melhor o prognóstico.

Foi justamente por isso que preparamos esse artigo para você, pois vai te ajudar a entender o que é, quais os principais sintomas, quando procurar ajuda e muito mais.

 

O que é TDAH? 

A principal característica do TDAH é um comportamento frequente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, o que acaba tendo um impacto nos relacionamentos sociais, no trabalho e em tarefas acadêmicas.

É bem mais frequente em crianças do que em adultos. Por isso que é muito mais estudado em crianças. E, em geral, a hiperatividade e a impulsividade são mais acentuadas em meninos.

O transtorno começa na infância, mas é importante prestar atenção nos sintomas que surgem antes dos 12 anos. E daí a importância de buscar ajuda de um profissional.

A grande maioria dos pais começam a observar mudanças no decorrer do ensino fundamental, onde a desatenção fica muito evidente. Já na fase da pré-escola, a principal manifestação é a hiperatividade.

Os adolescentes, na maioria das vezes, apresentam um comportamento irrequieto, ficam mais impacientes e nervosos.

No caso dos adultos, a pessoa pode apresentar um comportamento de inquietude além do normal, e até mesmo cansar as pessoas que estão ao seu redor, além de outros sintomas.

Só lembrando que, as manifestações devem estar presentes em mais de um ambiente. Por exemplo, em casa e na escola, no trabalho.

 

 

Quais são os sintomas?

 

Antes de você saber quais os principais sintomas de TDAH, alguns você pode até apresentar no seu dia a dia, o problema é quando a pessoa tem seis ou mais deles por pelo menos seis meses.

E, nesse caso, o mais indicado é você buscar ajuda de um profissional capacitado. Além de fazer o diagnóstico, vai te orientar quanto ao melhor tratamento.

Vamos separar os sintomas primeiro em relação à desatenção e depois pela hiperatividade e impulsividade.

 

Sintomas de desatenção:

 

  • Não prestar atenção em detalhes ou comete erros por mero descuido, seja em tarefas escolares, no trabalho ou tarefas do dia a dia;

  • Dificuldade em manter a atenção, por exemplo, foco durante as aulas, conversas ou leituras mais extensas;

  • Estar com a cabeça longe e não escuta quando alguém lhe dirige a palavra;

  • Não consegue terminar trabalhos escolares, tarefas diárias ou no trabalho, perdendo o foco com muita facilidade;

  • Não segue as instruções até o fim;

  • Dificuldade para organizar tarefas e atividades. Por exemplo, não cumpre prazos, trabalho desorganizado, mau gerenciamento do tempo, etc.

  • Não gosta e evita tarefas que exijam um maior esforço mental e por maior tempo;

  • Distrair-se facilmente por estímulos externos;

  • Não se lembra das tarefas a cumprir. Por exemplo, adultos que se esquecem de retornar ligações ou pagar contas.

 

Sintomas de hiperatividade e impulsividade:

 

  • Falar demais;

  • Ficar remexendo ou batucando as mãos ou pés ou se contorcer na cadeira;

  • Levantar-se da cadeira em momentos em que deveria ficar sentado;

  • Correr ou subir em coisas em situações inadequadas;

  • Incapaz de brincar calmamente;

  • Parece que está com o “motor ligado”, isto é, praticamente não para;

  • Responde antes que a pergunta tenha sido concluída;

  • Dificuldade para esperar a sua vez;

  • Tem o hábito de interromper ou se intrometer. Por exemplo, mete-se nas conversas ou pode usar coisas de outras pessoas sem pedir permissão.

 

Vale só lembrar aqui que o potencial intelectual das crianças com TDAH não é diferente nem inferior ao de outras crianças. Inclusive muitos profissionais de sucesso conseguiram vencer todos os obstáculos por seu problema de déficit de atenção.

 

Quais são as causas? 

TDAH não tem uma única causa. Trata-se de um problema de origem neurológica, associado a problemas de desenvolvimento e funcionamento do cérebro.

Alguns pesquisadores observaram em crianças e adultos que as áreas cerebrais responsáveis pela atenção, do senso de organização ou do controle dos movimentos se ativam de maneira anormal ou possuem uma anatomia específica.

Também notaram um desequilíbrio nos níveis de algumas mensagens químicas no cérebro (neurotransmissores), como a dopamina e a noradrenalina.

Apesar de fatores hereditários possam contribuir para o seu aparecimento, por exemplo, um quarto dos pais com antecedentes de TDAH têm filhos que podem apresentar o transtorno. Mas os fatores genéticos sozinhos não causam o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Outros estudos mostram que a exposição a algumas substâncias tóxicas (álcool, tabaco, pesticidas, etc.) durante a gravidez, explicaria cerca de 10 a 15% dos casos.

Além disso, uma lesão ou infecção do cérebro, falta de oxigênio no nascimento ou outras complicações durante o parto podem aumentar os riscos.

 

Como é feito o diagnóstico 

Então, não é muito fácil fazer o diagnóstico porque os mesmos sintomas podem estar relacionados a outros tipos de transtornos.

O diagnóstico do TDAH é feito através de uma avaliação aprofundada da criança e de seu estilo de vida.

O profissional observa o desenvolvimento psicomotor da criança e os pais devem dar todas as informações sobre o desenvolvimento do seu filho.

Saiba que não existe teste neurológico ou psicológico que permita o diagnóstico formal do transtorno. E de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, deve-se observar um certo número de sintomas de desatenção ou hiperatividade/impulsividade na criança.

Para que o diagnóstico seja confirmado, é importante saber que: 

  • Alguns sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade;

  • Os sintomas devem se manifestar tanto em casa como na escola, mas a intensidade pode variar de um lugar para o outro;

  • Os sintomas devem estar presentes por pelo menos 6 meses.

  

 

Conheça os efeitos do TDAH 

Agora que você já viu os principais sintomas, é importante saber quais as consequências que acontecem na vida das pessoas que passam por isso: 

  • Piora no desempenho escolar e acadêmico;

  • Rejeição social;

  • Baixa autoestima;

  • Em adultos, além de redução na sua performance profissional, maior chance de desemprego pode gerar conflitos interpessoais.

 

Acontece que algumas coisas como dificuldade em se concentrar ou concluir uma tarefa, podem ser vistas pelas outras pessoas como preguiça ou mesmo irresponsabilidade.

Na idade adulta, o TDAH pode ocasionar sérios problemas comportamentais e sociais. Dessa forma, quase a metade dos adultos sofrem de ansiedade, que interfere na sua integração social e equilíbrio.

Além disso, são muito mais suscetíveis de se tornarem dependentes do álcool ou outras drogas.

 

Tratamento 

Os tratamentos são adequados às necessidades de cada criança após uma avaliação biopsicossocial. Podem incluir medicamentos específicos, juntamente com uma psicoterapia individualizada.

No caso das crianças, os pais podem também receber ajuda para melhorar sua compreensão do transtorno de déficit de atenção ou mesmo para mudar alguns hábitos.

Por isso que vale repetir que, assim que forem observados alguns sintomas, buscar imediatamente ajuda de um profissional.

Nós, da Netbhe, contamos com uma equipe de psicólogos especialistas em tratar de TDAH, e nosso foco é o atendimento online.

Talvez você não tenha muito tempo para marcar uma consulta e estamos aqui para te atender no horário que for mais conveniente para você. 

Referências: DSM-V; Imagens: Freepik;

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.