Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

O que é análise comportamental?

  • Autor : Netbhe
  • 13º-jun-2022
  • Abordagens da Psicologia

 

A análise do comportamento ou mais conhecido behaviorismo é uma abordagem da psicologia que surgiu em 1913 num artigo publicado pelo John B. Watson, era buscado uma abordagem que pudesse descrever o ser humano com uma forma mais observável e mensurável, que fugisse do método subjetivo da época. Esta teoria diz que nosso comportamento é muitas vezes influenciado pelos estímulos externos, pela parte teórica de estímulo e resposta, diante de certas situações damos uma determinada resposta ou comportamento.

 

Como ela funciona?

Como já dito, essa teoria se baseia na ideia de que o nosso comportamento normal, costuma ser influenciado por algum estímulo ou acontecimento externo, diante de determinadas situações. Um exemplo, quando você está andando numa rua que pouco conhece e nesta estrada tem um cachorro grande solto que começa latir alto e ir em sua direção, o animal é o estímulo do ambiente e suas respostas que é seu comportamento é correr dele, fugir é uma das opções, mas cada um tem uma forma de responder a esta situação, é isso que a análise do comportamento estuda, as respostas que temos aos estímulos ambientais.

 

Tipos de comportamentos

Temos vários tipos de condutas que descreve como o ser humano se comporta no ambiente.

Comportamento Reflexo é: resposta de estímulos ambientais que ocorrem antes, um exemplo é quando estamos no quarto dormindo e alguém liga a luz, imediatamente à pupila dos olhos reagem à luz.

O comportamento operante: é a ação, o nosso aprendizado, como uma criança que aprende a andar de bicicleta, após tantas tentativas ela consegue equilibrar-se na bicicleta e não precisa mais das rodinhas.

 

Aspectos de abordagem

Outros dois aspectos da abordagem é: o reforço positivo e o reforço negativo. O reforço positivo aumenta a probabilidade para o comportamento ocorrer, neste caso, ele precisa de estímulo que aumente a resposta, como uma mãe que da presente para filho quando ele se comporta.

O reforço negativo é quando foi tirado algo que aquele organismo tenha, no mesmo exemplo, a mãe que tira o vídeo game do filho para educar sobre uma conduta não desejável.

Como o terapeuta ou psicólogo atuam?

O analista comportamental trabalha no processo psicoterapêutico com o paciente, para verificar quais são as condutas que estão dificultando sua vida e que estímulos estão trazendo ao paciente estes contratempos.

Vamos exemplificar, um rapaz chega ao consultório com a queixa de estar com dificuldades no relacionamento, diz que muitas vezes perde o controle quando sua namorada não atende ao telefone e acaba ligando mais de dez vezes.

O terapeuta avalia este comportamento de ligar varias e vezes e procura o impulso para que isso ocorra, é observado que quando ela demora cinco minutos para responder, ele acaba ficando ansioso, então é trabalhada nas sessões esta reação, na tentativa de entender o porquê e é descoberto que isso vinha da infância quando o rapaz tentava entrar em contato com os pais quando estava sozinho em casa e ouvia um barulho à noite, mas por vezes não conseguiu.

Com isso os dois trabalham estas questões que acabam influenciando a sua forma de agir e procuram outras estratégias de solução para tentar minimizar o seu sofrimento.

  

Pacientes depressivos

Em casos de pacientes depressivos é realizada ativação comportamental, que no caso desta doença a pessoa fica em uma inércia de não querer realizar nenhuma atividade satisfatória, com isso o psicólogo estimula o mesmo a realizar atividades novas e prazerosas que possam mudar sua maneira de agir, tornando-a mais ativa.

 

Conclusão

A mente humana tem se mostrado cada dia mais complexa e fascinante! Ao longo dos anos, o estudo nas áreas da psicologia e neurociência têm trazido cada vez mais opções de tratamento terapêuticos que dispensem o uso de remédios. Além desses métodos darem mais resultados, eles são mais saudáveis e duradouros a longo prazo.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

 

Referencias:

BOCK, Bahia Mercês Ana – Psicologias uma introdução ao estudo de psicologia, Editora Saraiva; 13 ed. 2001.

ROSE, C. de Júlio; Análise comportamental da aprendizagem de leitura e escrita; Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 2005, Vol, 1 n° 1, 29-50.