Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

O que é a meditação budista?

  • Autor : Netbhe
  • 14º-set-2022
  • Meditação e Mindfulness

Lembra daqueles filmes de artes marciais chinesas que mostram monges com a cabeça raspada? Bem, essas pessoas praticam o budismo, que é um movimento espiritual projetado para fazer a pessoa encontrar a verdadeira natureza da vida. No centro disso está a meditação, que é o meio de tornar isso possível.

 

Mas, para entender a meditação budista, você precisa saber que o próprio budismo está centrado nas Quatro Nobres Verdades. Primeiro, temos que perceber que há sofrimento no mundo devido à nossa ignorância e nossos desejos. Quando entendemos isso, podemos finalmente encontrar uma maneira de acabar com esse sofrimento. Aqueles que encontram a resposta atingem um estado de Nirvana.

 

Isso nos leva ao cerne da meditação budista, que é a prática do caminho óctuplo. Essas virtudes, a saber, são a ação correta, a concentração correta, o esforço correto, o modo de vida correto, a atenção plena correta, a fala correta, o pensamento correto e o entendimento correto.

 

Neste seguimento, os procedimentos da meditação budista são baseados em duas coisas. O primeiro é chamado “Samatha” que significa tranquilidade e o segundo é chamado “Vipassana” que significa atenção plena.

 

Vamos conversar um pouco mais sobre isso. A meditação “Samatha” envolve muita respiração, destinada a desenvolver a concentração, o desapego, a equanimidade e a felicidade. Para se ter uma ideia, existem 40 meditações samatha, e cada uma ensina a mente a se concentrar em um único objeto para produzir vários estados de tranquilidade.

 

Já a meditação Vipassana, por outro lado, desenvolve a autocompreensão ao ser capaz de compreender as coisas que estão acontecendo dentro da cabeça. Ao praticar isso regularmente, você logo desenvolverá sabedoria que o libertará de todo sofrimento.

 

Por onde começar a meditar? 

Mas, você precisa ser um seguidor do budismo para praticar esse tipo de meditação? A resposta é não, mesmo que essa técnica seja baseada nas doutrinas dessa religião e gire em torno da concentração e do controle da mente.

 

Para aqueles que desejam entrar na meditação budista, a primeira coisa que você precisa fazer é encontrar um lugar tranquilo onde você possa fazer isso sem ser perturbado. Em seguida, pegue um bom travesseiro ou almofada macia para sentar se o chão não for confortável para você.

 

Agora, deixe as mãos repousarem no colo com as palmas voltadas para cima. É difícil permanecer nesta posição por 5 minutos ou mais, então não tenha medo de fazer alguns pequenos ajustes. O importante é que você se sinta confortável do jeito que está.

 

Então, é hora de fechar os olhos e se concentrar na respiração. Qualquer pessoa pode fazer isso, mas existem 4 maneiras adequadas de fazê-lo. Você pode inspirar e expirar longamente, inspirar e expirar curtos, inspirar brevemente e expirar longamente ou inspirar longamente e expirar brevemente.

 

Ainda assim, levará algum tempo até você pegar o jeito das coisas. Contudo, não se esqueça de relaxar todos os músculos para que sua mente e seu corpo possam agir como um só.

 

Vale dizer que a meditação budista é apenas uma das muitas técnicas que podem ajudar a aliviar o estresse, fazer você pensar melhor para ter uma visão melhor da vida e fazer todo tipo de coisas que irão melhorar sua saúde física geral.

 

Se você aprecia o que a meditação budista pode fazer, você já pode investir em almofadas, contas de oração, incenso e alguns outros acessórios. É opcional, então não pense que só porque eles não estão por perto, sua experiência não será frutífera.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

 

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.