Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
A pandemia do COVID-19 chegou repentinamente e abalou todas as estruturas das sociedades. Um inimigo invisível, atômico, sorrateiro, que pode se agarrar a tudo e todos, nos obrigando a nos afastarmos, a nos isolarmos, a pararmos.
É sabido por todos que esse vírus possui altas chances de causar sequelas e letalidades naqueles que são infectados por ele. Porém, tanto para aqueles que pegaram a doença quanto para aqueles que estão seguros no momento, foi mostrado que o advento da pandemia vem causando sintomas depressivos e de estresse nas pessoas.
Por que a minha saúde mental anda prejudicada na pandemia?
Os cuidados para com a saúde mental nunca foram tão urgentes. Afinal, ficamos alienados de tudo que conhecíamos, daquilo a que estávamos habituados. Não há mais aquela rotina usual do dia-a-dia, não podemos mais nos ver cara a cara; as relações se fragilizaram, as condições de vida pioraram grandemente.
Há também o estresse causado naqueles que se encontram lutando na linha de frente, dia após dia. Já para outros, o desemprego é esmagador. Estando todos eles, inseridos em um sistema que não toma as políticas sanitárias cabíveis para enfrentar essa situação.
Quais os outros fatores que podem estar me fazendo mal?
Além desses fatores que todos conhecem, foi apontado que as pessoas estão consumindo informações de mais, notícias de mais, sejam elas verdadeiras ou falsas, sobre a pandemia.
As discussões e brigas domésticas aumentaram bastante, atingindo principalmente as mulheres. Sem contar que, para elas, a carga de trabalho dentro da própria casa se tornou ainda mais pesada.
Para outros grupos, a instalação dessa nova rotina trouxe consigo um fardo tão grande quanto. Imagine só, como é para um filho homossexual, que não é bem aceito pelos genitores, ter que conviver com eles o dia inteiro?
Some a essas questões, a falta de perspectiva, as dificuldades econômicas, a proximidade com pessoas que estão infectados ou talvez estejam, ou o afastamento social dessas pessoas, à morte estando à espreita, etc. Qual seria o resultado disso?
Dando maior atenção à sua saúde mental durante a pandemia
Sabendo que fatores estressores estão diretamente relacionados com a depressão, não seria uma surpresa se nos percebêssemos em um estado depressivo diante da situação atual na qual vivemos. Como não “pirar” em meio a um caos total, eu não saberia responder.
Cabe a nós, profissionais da saúde e do desenvolvimento humano, nos atentarmos às sequelas e os efeitos que serão deixados pela pandemia, buscando criar estratégias sociopolíticas a fim de lidar com essa realidade que vem se impondo a cada dia.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.