Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Neuropsicologia: Aprenda o que é e os seus benefícios

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Abordagens da Psicologia

Muitos estudos são feitos para que chegássemos a determinadas conclusões quanto ao estudo da mente humana. Tais estudo, tem sido cada vez mais úteis todos os dias para tratamentos e descobertas. Mas você já se perguntou, qual é a área de estudo que faz essas descobertas? Bom, neste artigo iremos discorrer sobre o quão fascinante e importante é a neuropsicologia!

 

O que é?

neuropsicologia busca estudar como nosso cérebro trabalho diante dos comportamentos e como funciona esta relação. Uma das ferramentas do neuropsicólogo são as avaliações diagnósticas, elas avaliam seus comportamentos e suas cognições.

Os objetivos dessa abordagem são: descrever como funciona a mente da pessoa, analisar como ela adapta se no ambiente social, verificar a necessidade da psicoterapia, trazer mais informações do funcionamento cognitivo e emocional do indivíduo.

 

 

Estudo das disfunções cerebrais

Outro aspecto a ser estudado é as disfunções cerebrais, a relevância de obter essas informações são se existem lesões no cérebro, que possam alterar o humor humano e seu desenvolvimento cognitivo.

Pacientes que sofreram acidentes cerebrais geralmente tem mudanças significativas, pois, nosso cérebro é uma das partes mais frágeis, além de estar interligado diretamente com nossa mente, em nossa vida já ouvimos histórias de pessoas que após terem sofrido algum acidente não voltou mais ser aquela pessoa de antes.

Casos como pessoas que sofreram AVC acabam desenvolvendo sequelas cerebrais, às vezes são fáceis de notar como dificuldade em lidar um dos lados do corpo e outras difíceis de ver, que são casos de perde memoria, mudança do seu comportamento e às vezes até da sua personalidade.

 

Avaliações e suas descobertas

São vários aspectos humanos que estes profissionais avaliam, entre eles têm o raciocínio, a memória, a atenção e o julgamento.

 

Raciocínio

Na questão do raciocínio é como resolvemos nossos problemas, as formas que criamos estratégias a fim de resolver algo, mas nem sempre isso está bem definido na nossa cabeça, as dificuldades que temos de solucionar um simples quebra cabeça pode ter um significado mais amplo, que seriam bloqueios do cérebro no raciocínio.

O neuropsicólogo aplica vários testes para determinar se realmente a hipótese é válida, com o resultado o trabalho começa a ser feito, visando ajudar o paciente em lidar com os problemas.

 

Memória

Na memória, são os aspectos de memória de curto prazo (são informações sobre telefone, senha) e longo prazo (são informações do nosso passado), que são analisadas, testes são utilizados a fim de medir como está essa parte do cérebro do paciente, caso tenha uma complicação é feito todo um trabalho para que se estimulem essas regiões para fortalecer a memória, uma atividade que todo mundo pode fazer é ler livros diariamente.

 

Atenção e Julgamento

Esses mesmos procedimentos ocorrem com atenção e o julgamento, lembrando que atenção é muito importante para nós, principalmente na questão do trabalho que dependendo da sua função pode até custar sua vida, que são casos como empregos mais perigosos como vigias e máquinas pesadas.

 

Qual o objetivo do estudo da Neuropsicologia?

Esta ciência é indicada na maioria dos casos a estudar e auxiliar pessoas que sofreram algum tipo de acidente.

Físico seriam aqueles de trabalhos, de carros e até em alguns casos de quedas que acabaram batendo a cabeça. No quesito psicológico, temos situações como o AVC, que muitas vezes trazem sequelas mentais, além dela tem os transtornos psicológicos mais graves como depressão e esquizofrenia.

 

Conclusão

O importante aqui é ressaltar que quanto mais cedo forem diagnosticadas as deficiências e esta for trabalhada, mais rápido será a melhora do paciente, por isso nestas situações não podemos deixar para o último caso, como muitos sabem, deixar para depois pode custar caro.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

 

Referencias:

FUENTES, Daniel – Neuropsicologia: teoria e prática, 2. Ed, Artmed, 2014.

 

DINIZ, M. F. Leandro; Avaliação neuropsicológica; 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.