Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Existem muitos motivos pelos quais as pessoas desejam mudar de carreira. Você pode estar procurando crescer, sentir que avançou o máximo possível em seu trabalho atual ou se sentir esgotado. Mas seguir uma carreira em um novo setor pode ser intimidante, principalmente se você estiver trabalhando remotamente.
Mais de seis milhões de pessoas decidiram mudar de profissão, de acordo com dados de 2015 e 2016 do Bureau of Labor Statistics . Isso foi antes de a pandemia levar muitos a explorar diferentes oportunidades de carreira, por escolha ou necessidade. Se você está pensando em mudar de carreira, aqui estão algumas etapas que você pode seguir.
Buscando uma nova carreira
Para encontrar uma nova carreira, primeiro identifique seus pontos fortes.
Você se conhece melhor do que ninguém. Embora pedir conselhos a amigos e familiares às vezes seja útil, essas pessoas são muito menos criativas do que você ao imaginar caminhos alternativos de carreira, afinal você tende a se conhecer muito bem.
Por exemplo, se você trabalhou como advogado, pode ser aconselhado a tentar se tornar um jornalista que escreve sobre a lei. Mas seu conjunto de habilidades é provavelmente muito amplo. Talvez você seja um bom orador público porque desenvolveu habilidades de argumentação oral, ou um pesquisador completo devido à preparação que fez enquanto estudava a jurisprudência. Você também pode ser um vendedor convincente porque se apresentou aos clientes. “Outras pessoas não vão gastar tempo ou esforço pensando amplamente em seu nome sobre o que você pode fazer”, diz a Sra. Clark.
Reflita sobre seu trabalho atual, bem como quaisquer outras funções que você já desempenhou
Você pode fazer uma lista ou manter um diário de seus gostos e desgostos sobre sua função atual, diz Ebony Joyce, coach de carreira, fundadora e consultora da Next Level Career Services. É fundamental estar ciente do que você não quer fazer, bem como do que você faz, para que você possa levar isso em consideração em sua procura de emprego.
Procurando por uma carreira semelhante?
Descubra quais trabalhos você pode realizar com base em sua função atual e habilidades e conhecimentos relacionados.
Os empregos relacionados são baseados nas habilidades, conhecimentos, experiência e qualificações prováveis ??de que alguém pode precisar para trabalhar no emprego selecionado. Alguém que trabalha nesta função precisa de um mínimo de treinamento ou preparação para ser transferido para as funções listadas.
Não se limite
As pessoas costumam falar sobre suas carreiras em termos absolutos, diz Dave Evans, co-autor de "Projetando sua vida profissional: como prosperar, mudar e encontrar felicidade no trabalho" e cofundador do Stanford Life Design Lab da Universidade de Stanford. Ele diz que as pessoas se perguntam se o emprego em que estão é "aquele", quando na verdade suas carreiras devem ser preenchidas com exploração. Ele sugere abordar uma mudança de carreira com curiosidade, em vez de procurar um ajuste perfeito absoluto para se preparar para o sucesso.
Faça sua pesquisa para obter novas idéias de carreira.
O programa de projeções de emprego do Bureau of Labor Statistics pode ajudá-lo a identificar as ocupações que deverão ter mais vagas de emprego. Você também pode consultar os dados de emprego, salário e transferência, que podem ajudar a indicar opções de carreira que você pode não ter considerado. Os dados de emprego e salários mostram quantos empregos havia em uma determinada ocupação e quanto dinheiro esses trabalhadores ganhavam.
Aumente sua rede
A importância do networking não pode ser exagerada quando se trata de mudanças de carreira, diz a Sra. Clark. “Se você não tem experiência em um determinado setor, é muito mais difícil convencer as pessoas a apostarem em você”, diz ela. “Você precisa de alguém que esteja disposto a gastar capital político em seu nome para colocá-lo na porta.”
Organize entrevistas informativas para planejar melhor uma transição de carreira
Fale com as pessoas que estão fazendo o que você deseja e pergunte se elas têm algum tempo para conversar sobre suas carreiras. Se você não sabe onde encontrá-los, o Linkedin seria um bom lugar para procurar. O objetivo das entrevistas de informação não é se apresentar, mas sim aprender o máximo que puder. “É uma maneira de escolher o cérebro de alguém e entender uma nova empresa e uma nova indústria”, diz Christy Noel, coach de carreira e autora de “Your Personal Career Coach”.
Como ter uma entrevista informativa de sucesso
Explique o propósito. Deixe o profissional saber que você gostaria de saber mais sobre o que ele faz e como chegou onde está. “Essas são conversas do tipo 'pegue a história', não conversas do tipo 'pegue o trabalho'”, diz Evans.
Planeje suas perguntas. Para aproveitar ao máximo o encontro, pergunte-se quais conhecimentos específicos esse profissional pode proporcionar e planeje obter respostas a essas perguntas. Talvez essa pessoa tenha uma formação não tradicional e possa lhe contar como foi contratada. Ou talvez eles possam explicar quais qualificações são mais importantes em uma nova contratação.
Respeite o tempo da pessoa. Se você pedir 20 minutos do tempo deles, não exagere.
Esteja aberto para ouvir tanto os negativos quanto os positivos. No decorrer da conversa, você pode aprender que o que você achou interessante não é algo que você deseja fazer. Tudo isso faz parte do processo.
Pergunte com quem mais você deve falar. Expanda sua rede perguntando com quem mais você poderia se beneficiar ao conversar e peça uma apresentação, se apropriado. Não se esqueça de agradecer ao profissional pelo tempo dispensado em um e-mail de acompanhamento.
Considere fazer aulas à medida que muda sua trajetória de carreira
Pense nas habilidades adicionais que você pode precisar. Se você acha que vai exigir qualificações formais, como um diploma de graduação ou mestrado específico, é útil saber isso mais cedo ou mais tarde e levar isso em consideração em seus planos. Você também pode considerar trabalhar com um coach de carreira que pode ajudá-lo a avaliar suas habilidades e o que você deseja fazer a seguir.
Pense se é hora de mudar sua presença digital
Você deve ter certeza de ter uma presença online onde os recrutadores estão pesquisando que destaca suas habilidades e experiências relevantes, diz Jenny Logullo, uma treinadora de carreira e fundadora da Workplace Worth Academy. Alguns empregadores usam o Linkedin como mecanismo de pesquisa para encontrar candidatos. Você pode se conectar organicamente com líderes de pensamento, gerentes de contratação e recrutadores se estiver aproveitando essas palavras-chave em seu perfil”, diz a Sra. Logullo.
Experimente uma colaboração
Se você estiver interessado em trabalhar para outro departamento de sua organização, pode se oferecer para colaborar, diz o Sr. Evans. Quando os empregadores estão sob restrições orçamentárias mais rígidas, eles podem ser mais tolerantes com as parcerias entre equipes e departamentos, diz ele. Se você tiver largura de banda, pode se oferecer para consultar alguns projetos como forma de ser notado pelo gerente, mesmo que seja remoto. “Essas coisas são muito mais fáceis de fazer do que você pensa - se você tomar a iniciativa”, diz ele.
...Ou uma sombra de emprego
Considere passar algum tempo acompanhando um profissional cujo trabalho lhe interessa. Você pode pedir para passar algumas horas participando de reuniões com um profissional de sua empresa que trabalhe em outro departamento ou definir um acordo de acompanhamento de empregos mais formais. Quando as oportunidades presenciais não são tão viáveis, você pode tentar um serviço como o Virtual Job Shadow , que permite assistir a vídeos do dia-a-dia sobre profissionais em várias carreiras.
Seja paciente
Os primeiros dias de networking no setor desejado podem parecer lentos, diz o Sr. Evans. Pode levar pelo menos três ou quatro meses e dezenas de conversas antes que você se conecte com as pessoas que estão contratando ou descubra sobre as vagas disponíveis. Mas o processo ainda é mais eficiente do que se candidatar cegamente a empregos por meio de um portal, diz ele.
Ao fazer uma mudança de carreira, realce suas habilidades transferíveis em formulários de emprego
Depois de encontrar uma posição para a qual gostaria de se candidatar, dedique um tempo para criar uma candidatura atraente. Você deve enfatizar suas habilidades transferíveis em sua carta de apresentação . Se você não tem experiência no setor em que deseja ingressar, considere aprimorar suas habilidades com um formato de currículo funcional ou híbrido.
Use sua rede para apresentar seu formulário de emprego a uma pessoa real
Enquanto as pessoas que enviam inscrições sem uma indicação geralmente têm 3% de chance de conseguir uma entrevista, aquelas com uma indicação têm 50% de chance, diz a treinadora de carreira Noel. Muitos candidatos se candidatam a vagas em portais online e deixam por isso mesmo, ela diz: “Então você está no buraco negro dos currículos e não sabe se vai sair um dia”.
Tente colocar seu aplicativo nas mãos de uma pessoa da empresa. É aqui que o tempo que você gasta em rede pode ajudá-lo. Você pode usar as conexões do LinkedIn, sua rede de ex-alunos ou conexões por meio de organizações de rede de voluntários ou profissionais para se conectar com o empregador e garantir que alguém que não seja um programa de computador leia seu currículo .
Seja o seu maior fã
Você pode presumir que seus amigos próximos e familiares serão seus maiores apoiadores à medida que você se reinventa, mas nem sempre é o caso, diz a Sra. Clark. Frequentemente, há uma tendência entre as pessoas mais próximas a você de buscar um caminho mais conservador.
Eles podem dizer coisas como: "Por que você jogaria fora todo o seu treinamento?" Ou “Você não pode simplesmente conseguir outro trabalho fazendo X, Y, Z? Você é tão bom nisso! ” Esses comentários podem ter boa intenção, mas podem parecer desmoralizantes, e você pode ter a impressão de que eles não acreditam em você'', diz a Sra. Clark. Portanto, não perca a fé e procure contatos que possam apoiá-lo ao longo do caminho.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.