Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
É inegável que os últimos anos trouxeram uma carga emocional e um peso psicológico muito grande sobre todos nós, contudo a vinda da pandemia tornou isso muito pior. A recente pandemia causou uma crise na saúde mental de todos nós. Mas, estudos apontam que um dos grupos mais afetados, foram as mães. A pandemia está sendo controlada, felizmente, contudo os “pesos” psicológicos ainda estarão presentes por certo tempo.
Antes da pandemia, as taxas de transtornos de humor, depressão e ansiedade dos pais já eram altíssimas. Nos últimos dois anos, essas taxas aumentaram de forma assustadora, acredita-se que só no Brasil, ela subiu de 60% a 80%. Muito se discute exatamente o porquê disso, mas o que se tem certeza é que o isolamento, a falta de apoio e a necessidade de cuidar e controlar o estresse, ocasionam um sofrimento muito grande às mães.
Os fatores principais do estresse são os cuidados com os filhos que passaram a ficar quase que integralmente com as mães, afinal a pandemia trouxe consigo o afastamento de escolas, creches, babás e até mesmo auxílio familiar. Além disso, as mães foram forçadas ao isolamento de seus círculos sociais, seus hobbies externos e demais atividades que são fundamentais para a saúde mental e o alívio da tensão.
A pressão sobre as mães
Você deve estar se perguntando: E quanto aos pais nessa história? Bem, no Brasil a quantidade de mães solo é de no mínimo 11 milhões. É um número muito grande e que infelizmente evidencia o abandono parental por parte dos pais, fazendo com que a maioria das mães afetadas pelo desgaste psicológico da pandemia seja em sua maioria, mães solos. Para as mães que também trabalhavam fora, além do estresse do isolamento, vem também o estresse de correr um risco de saúde para si mesma ou seus filhos.
Como as mães costumeiramente são mais ligadas aos filhos quanto à educação e cuidado, a impressão que pode dar é que elas estão lidando bem com toda a pressão. E isso é algo muito perigoso, pois pensar assim trás a ideia de que elas dão conta de tudo e que conseguem passar por isso sem problemas. E sabemos que não é bem assim.
A maioria das mães solos trabalha fora, o que faz com que a própria rotina em si seja cansativa, pois precisam conciliar o trabalho, o cuidado do filho, da sua vida pessoal e etc. A pandemia tornou isso muito mais difícil, pois agora a mãe não tem mais o auxílio e tempo para si mesma que costumava ter. As crianças passam a ter aulas online e a ficar sob o cuidado e observação da mãe 24 horas por dia, o que acaba com o tempo reservado para ela mesma, para descanso, hobbies e etc. Não ter tempo para si é algo que desgasta qualquer um em qualquer situação.
Somado a isso, muitas mães foram privadas de se socializar e forçadas a entrar em uma solidão forçada quanto aos seus relacionamentos, amizades e etc.
Parece cansativo né? E acredite: É muito mais do que pensamos.
Qual a melhor forma de lidar com a situação?
É muito comum ver mães lidarem com o problema apenas deixando para lá. Umas fazem isso por não terem tempo de cuidar disso, outras por preferirem não lidar com o problema e algumas por sequer perceber os transtornos que têm por já estarem acostumadas com elas. Nem é preciso dizer que isso não só não funciona, como também piora ao extremo a situação.
É importante aceitar a existência de um problema para poder lidar com ele e isso vale para todas as áreas da nossa vida, principalmente a saúde mental.
Psicólogos e Terapia online
A recomendação mais eficaz pelos psicólogos e médicos, é o acompanhamento psicológico. Não pense que você é mais fraco por buscar ajuda, a verdade é que todos nós precisamos de ajuda, mas poucos têm coragem o bastante para conseguir buscar.
O acompanhamento psicológico é um ato de amor com você mesma (o) que pode impedir o avanço e até nascimento de transtornos que o cansaço mental pode trazer. Uma vida de estresse não é normal, uma vida de esgotamento não é normal e essas situações não devem nunca ser romantizadas. Todos nós temos direito a descanso, a qualidade de vida, a sermos ouvidos e ajudados, e temos hobbies. As mães principalmente, pois são a classe que mais abre mão de tais elementos essenciais.
Há muitos psicólogos que atendem gratuitamente, e há diversas opções de psicólogos online que podem te auxiliar. Aqui mesmo na Netbhe, você encontra profissionais especializados na área da maternidade por preços acessíveis, além das diversas promoções e cupons de descontos que nossos profissionais disponibilizam com frequência.
Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções, sessões gratuitas e cupons de desconto exclusivos. Você pode conferir nossos profissionais clicando aqui. Ou no fim deste artigo. Se você se sente cansada ou angustiada e não sabe como conseguir ajuda nesse momento difícil, considere o apoio online de um profissional. Às vezes, tudo que precisamos é sermos ouvidos e um apoio.
Conclusão
Se você está preocupado com a saúde mental de uma mãe que você conhece pode ser difícil saber bem o que fazer para ajudar. Aqui vão algumas dicas:
As mães enfrentaram alguns dos maiores níveis de estresse de suas vidas durante a pandemia, e a maioria delas ainda sequer fez uma pausa. Tire algum tempo para verificar as mães em sua vida, mesmo que apenas como um ouvinte solidário. Afinal isso pode fazer toda a diferença para a saúde mental dela.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.