Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
A fibromialgia se mostra como uma dor crônica generalizada. Não existe uma causa conhecida, nem tampouco um diagnóstico definitivo para o problema. Tanto por isso que os incômodos apresentados geralmente são negligenciados por vários anos até um especialista identificar e começar a tratar o mal.
Sendo um rótulo para dores persistentes e inexplicáveis, rigidez e fadiga, o diagnóstico pode ser feito por exclusão. Muitas vezes acompanha condições como a síndrome do intestino irritável, enxaquecas e transtornos do humor.
Cerca de 1 a 2% da população sofre com dor crônica. Por conta disso, preparamos esse artigo com as principais causas, sintomas e tratamentos da fibromialgia. Assim, com tantas informações relevantes, será importante identificar os problemas em questão. Confira!
As causas da fibromialgia
A biologia desse mal é um mistério, uma vez que existem apenas teorias intrigantes. Muitos profissionais assumem que é um problema psicogênico (muito parecido com a enxaqueca). Outros acreditam que é uma doença da sensibilização neurológica - um sistema de alarme hiperativo.
É provável que haja várias causas, mas as principais são:
Algum evento emocional ou físico traumático e estressante, como um tipo de acidente qualquer;
Sintomas clássicos do problema
Muitos sintomas da fibromialgia são irritantemente inespecíficos, ou seja, podem ser os sintomas de praticamente qualquer coisa ou nada. Dores de cabeça são a queixa de dor mais comum, mas a maioria não tem causa específica. Grande parte das doenças causa fadiga, e a dor é a resposta mais básica à adversidade biológica que existe.
Mas, como é importante identificar e associar os sintomas, aqui estão os mais relevantes:
Como é o tratamento da fibromialgia
Obviamente, não há tratamento comprovado para a fibromialgia. Entretanto, existem ações médicas que são altamente eficazes, como:
Especialidades médicas que podem tratar de dor crônica
Em todos os casos, existe o potencial de uma boa ajuda se o profissional individual estiver interessado no assunto. Mas simplesmente não há especialidade que se presta claramente a isso. Simplesmente não existem “fibromialgistas”. No entanto, alguns médicos especializados podem contribuir para o diagnóstico e tratamento. São eles:
Reumatologista
A fibromialgia geralmente se assemelha aos estágios iniciais de doenças reumatológicas como lúpus ou espondilite anquilosante. Portanto, os pacientes geralmente acabam sendo encaminhados para médicos dessa especialidade.
A reumatologia trata da artrite, particularmente as artrites inflamatórias (doenças autoimunes). Essa doença pode estar diretamente ligada ao problema principal.
Neurologia
A neurologia é a outra especialidade médica que atrai os casos de fibromialgia, já que ela trata de condições como:
Ortopedia
Os ortopedistas são os "carpinteiros" da medicina, geralmente focados em reparos cirúrgicos de problemas (supostamente) biomecânicos e medicina esportiva.
Outras especialidades
Os especialistas em dor geralmente são anestesiologistas, psiquiatras, psicoterapeutas, massoterapeutas, fisiatras ou oncologistas. Esses médicos são certificados com treinamento adicional em dores comuns e crônicas.
Ao sentir qualquer tipo de dor persistente, crônica, atípica e muito incômoda, é preciso se dirigir ao médico imediatamente. Será dado início, então, à terapia mais indicada para o caso de fibromialgia e o incômodo diminuirá em pouco tempo.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.