Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Evolução emocional: Saiba o que é e como atingi-la:

  • Autor : Netbhe
  • 12º-set-2022
  • Inteligencia Emocional

 

Vemos que hoje em dia a sociedade exige mais do ser humano do que a tempos atrás, ao passo que a tecnologia e a informação vêm ganhando espaço, também temos a cobrança social. Atualmente temos pouco tempo livre, sempre estamos trabalhando e estudando cada vez mais, para aperfeiçoar nossos conhecimentos e competir no mercado. Estas cobranças forçam as pessoas a ultrapassarem seus limites caso seja necessário.

Questões emocionais

Nisso vem nossas questões emocionais, pois acima de tudo somos seres que sentimos, estes sentimentos variam entre bons e ruins, por muitas vezes buscamos somente os sentimentos bons, assim visamos somente na “felicidade”, transformando num sentimento em algo como uma utopia. Frases como “se não estiver feliz, está tudo errado” ou “não posso ficar triste ou com raiva, porque é feio”, fazem-nos fugir de boa parte de nossas emoções.

 

Desenvolvendo o emocional

Uma boa estratégia para desenvolver sua parte emocional, é sempre analisar suas emoções, muitas vezes quando a emoção vem à tona, acabamos com a correria do dia a dia só sentindo e não questionando porque aquilo aconteceu. 

É como estar no meio dos amigos e de repente você acaba brigando com seu melhor amigo, sendo que o motivo não tinha importância, isso acaba ocorrendo muito nos relacionamentos, onde um dos parceiros tem algo ainda não bem trabalhado e pode vir à tona na relação, geralmente apresenta como uma emoção negativa como a raiva.

 

Então como podemos trabalhar com essas emoções?

Bom, se pudermos pegar a emoção raiva como exemplo, sentimos esta emoção geralmente quando algo está incomodando ou estamos sendo injustiçados. 

 

Então se estou com raiva e é da minha parceira, por que ela não tem tempo para mim, sempre tem uma desculpa que agora não podemos nos encontrar, pois tem muita coisa a realizar. Temos esta sensação por querermos atenção total do parceiro, isso sempre faz esquecer que estamos com outro ser humano com qualidades e defeitos, com suas particularidades, também porque buscamos suprimir nossas necessidades que é o afeto.

 

Com isso acabamos esquecendo uma palavra importante “empatia”, que é se colocar no outro e entender o que este sente, mas é difícil para nós, porque muitas vezes nem entendemos nossas emoções. Então para entender uma emoção, primeiro você tem que saber onde ela se inicia, em que situação do dia aquela emoção ocorre, sabendo isso você já sabe os gatilhos desta, após isso você tem que analisar esta raiva. Por que estou com raiva? Por que este assunto me deixa assim? Esta raiva é necessária sentir ou tenho que trabalhar isso?

 

Conclusão 

A partir do momento que você analisar esta emoção e saber por que está sentindo isso, possibilita conhecer mais a si mesmo, assim você vai entendendo seus sentimentos e descobrindo que muitas vezes os sentimentos negativos têm a finalidade de mostrar que algo não está certo dentro de nós, que a uma ameaça deixando-nos com medo, que aquilo não foi correto deixando com raiva, também que às vezes a emoção não está regulada, pois junto com ela esta suas características pessoais, que muitas vezes é a mágoa de alguém, a carência afetiva ou a insegurança por um fato do passado que me marcou. 

Fazer o exame das suas emoções é ponto importante para crescer como indivíduo, tendo em vista, que nem tudo em excesso é benéfico, tem que sentir sim, mas também precisamos ter consciência do que estamos sentindo, e buscar equilíbrio.

 

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

 

Referências:

Oliva, Angela Donato Razão, Emoção e Ação em Cena: A Mente Humana sob um Olhar Evolucionista, 2006.

 

Wilde, Oscar; Descubra sua identidade emocional; Seja você mesmo; todas as outras personalidades já têm dono.