Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
O que é realmente a depressão pós-parto? Já ouvimos falar dela com bastante frequência, mas sabemos o suficiente sobre ela para de fato compreendermos essa doença e ajudarmos a nós mesmos e aos outros?
Estar grávida deveria realmente ser uma fonte de alegria para todos, principalmente para a futura mamãe, que, por nove meses, fará crescer um ser vivo dentro dela. Infelizmente, há um outro lado neste pretenso fenômeno feliz: estar grávida significa que você e seu corpo terão que sofrer alguns ajustes, para que você tenha uma gravidez segura. Fumar, álcool, atividades extenuantes e também o estresse, devem ser evitados a todo custo. Afinal, ter um bebê saudável significa ter uma mãe saudável. Mas, depois que você conseguiu evitar com sucesso todos esses maus hábitos, o parto é uma coisa totalmente diferente.
O que é?
O nome não poderia mentir: a depressão pós-parto realmente acontece após o parto. Embora seja um evento bastante comum, e muitas mulheres tenham aprendido a lidar com isso e também a tratá-la com sucesso, este problema ainda é bastante evitável. Na verdade, a depressão pós-parto é muito parecida com a depressão, mas apenas as novas mães são as possíveis vítimas desta doença.
Na verdade, existem muitos motivos possíveis para a ocorrência de depressão pós-parto:
Qual a causa?
O parto, como todos sabemos, não é tão fácil quanto fazer uma torta. O estresse físico real do parto, é uma das principais razões pelas quais ocorre esse tipo de depressão. O próximo gatilho, são as enormes mudanças nos níveis hormonais. Além disso, muitas futuras mamães, que hesitaram em ter um filho em certos momentos, também são mais suscetíveis à depressão pós-parto; seriam aquelas que não se sentem prontas para ser mães, e ficam mais facilmente deprimidas do que as futuras mamães felizes e animadas.
Quando a depressão pós-parto acontece, é melhor ir ao médico imediatamente. Além de obviamente ter efeitos nocivos para a nova mãe, essa doença também pode ser prejudicial para a criança. Isso porquê essas mães podem estar nutrindo sentimentos ruins em relação aos filhos. Na verdade, existem alguns casos de assassinato, em que a depressão pós-parto foi citada como a razão. Nesse quadro, as mães podem culpar o filho pelo ganho de peso, sentindo-se menos atraentes e menos amadas, por exemplo.
Além disso, recomenda-se consultar um terapeuta cognitivo-comportamental de boa reputação, para cuidar de seus problemas emocionais pós-parto. Também, um psiquiatra pode prescrever medicamentos para ajudar a curar a depressão pós-parto, além das sessões de terapia para ajudar a aliviar quaisquer emoções reprimidas que você possa ter.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.