Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Dislexia: Como saber se sou disléxico (a)

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Abordagens da Psicologia

Um adulto com suspeita de dislexia pode passar por testes para saber se ele possui ou não esse diagnóstico. Se você acha que tem dislexia, isso é o recomendado a se fazer. Existem basicamente dois tipos de testes que você pode fazer: triagem e abrangente.

 

Teste de triagem

Os testes de triagem são especialmente projetados para reduzir o número de possíveis candidatos à doença. Normalmente são usados em escolas, nas quais vários alunos o fazem e, aqueles que apresentam um resultado positivo, são convocados para fazer um procedimento de testagem mais completo.

 

Estes não são testes específicos para dislexia. No entanto, destinam-se a ajudar os pesquisadores a identificar e focar em alunos ou indivíduos que pareçam ter dificuldades nos estudos e que talvez possam representar casos de dislexia.

 

Por quem pode ser feito?

Esse tipo de teste pode ser feito tanto por adultos quanto por crianças. Algumas empresas podem fazer uso de um teste como este para identificar quais de seus funcionários apresentam alguma dificuldade, especificamente em leitura, redação e matemática.

 

Como funciona o teste de Triagem?

Normalmente, um teste de triagem consiste em um pequeno número de perguntas curtas, como: “Você tem dificuldade com a ortografia?”, “Você não teve entusiasmo para ir à escola?”, “Você achou difícil ou confuso seguir instruções?”, “Você tem problemas com matemática?”, e assim por diante.

Uma pessoa que tenha dado um resultado positivo neste teste pode estar tendo problemas devido a uma série de causas. Algumas das possíveis razões são: Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)problemas emocionaisdispraxiaautismo, aprendizagem retardada e, possivelmente, dislexia. Os testes de rastreamento não são considerados testes válidos para dislexia, mas, ainda assim, podem ser muito úteis para os pesquisadores.

 

Testes Abrangentes

O segundo tipo de testes são os testes abrangentes. Esse tipo de teste de dislexia examina a pessoa como um todo. Ele também investiga e tenta descobrir a raiz de qualquer tipo de dificuldade de aprendizado que você possa estar enfrentando.

 

Fazer um teste abrangente significa simplesmente que você teria que passar por um teste completo, no sentido de que você teria que ter o funcionamento do seu cérebro testado. Aqui, seu cérebro é examinado para saber quais partes dele estão funcionando adequadamente, quais não estão e quais estão interferindo na aquisição do aprendizado normal.

 

Como funciona?

Você não só precisa fazer um teste cerebral, mas também fazer vários testes de aptidão. Inicialmente, suas habilidades de leitura, compreensão e ortografia devem ser testadas. Eles também obtêm seu Quociente de Inteligência (QI), por meio de testes de inteligência. Além disso, você teria que fazer testes visuaistestes de varredura visualtestes de lateralidadetestes de sequenciamentoteste de reversão e similares.

 

Qualquer pessoa pode fazer um teste abrangente?

Normalmente, é um psicólogo que administra uma testagem abrangente. Depois que todos os dados são analisados, todos os resultados do teste são compilados em um relatório completo. No relatório, você poderá ver as conclusões sobre sua condição junto com as evidências para elas.

 

Conclusão

A dislexia é uma dificuldade que atinge diretamente o dia a dia das pessoas, das tarefas mais simples às mais complicadas. Por essa razão, esta é uma complicação que precisa ser tratada com a devida atenção e não pode ser negligenciada. Se você desconfia que tem dislexia, procure um profissional para que ele possa diagnosticá-lo. Saiba que quanto antes você identificar um problema, mais rápido poderá resolvê-lo.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.