Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Covid-19 e aumento da ansiedade: Como lidar?

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Transtorno Humor

 

Ao mesmo tempo em que o número de casos diagnosticados com Covid-19 continua a crescer em escala mundial, o aumento da ansiedade associado à epidemia também está em alta.

Embora a ansiedade seja uma resposta a uma ameaça e uma reação normal do ser humano, um nível elevado de ansiedade pode trazer muitos problemas, especialmente em tempos de crise.

Além disso, pessoas que já sofrem de transtornos de ansiedade são muito mais suscetíveis de apresentarem maiores dificuldades para lidar com tudo isso.

Nesse artigo, vamos mostrar algumas estratégias para te ajudar a gerenciar a ansiedade relacionada à crise que estamos atravessando.

 

Dicas para lidar com o aumento da ansiedade durante a pandemia do Covid-19

Em primeiro lugar, saiba que algumas pessoas conseguem lidar muito bem com o aumento da ansiedade, no entanto, outras têm mais dificuldade.

Então, se você é uma delas, certamente essas dicas vão poder te ajudar:

 

1.Treinar para aceitar a incerteza

Quando não conseguimos suportar a incerteza, somos muito mais vulneráveis à ansiedade, pois não sabemos o que ainda está por vir.

Por exemplo, um estudo feito na Europa durante a pandemia do H1N1, mostrou que as pessoas que não aceitavam a incerteza da situação sentiam mais ansiedade.

Por isso, vale a pena aprender a encarar de frente as incertezas do dia a dia e procurar relaxar.

 

2.Aceitar que a ansiedade faz parte da experiência humana

Muitas pessoas quando sentem o aumento da ansiedade podem beber em excesso, comer um pouco mais ou até se viciar nas séries da Netflix, como uma forma de sentir algum alívio.

Outras podem buscar o conforto com amigos e familiares. Embora isso possa ajudar momentaneamente, pode acabar piorando a ansiedade.

Uma dica é quando as ondas de ansiedade ligadas à pandemia surgirem, tente anotar o que você sente nesse momento, sem nenhum julgamento.

 

3.Pensar mais além

Muitas pessoas estão tão consumidas pela ansiedade ligada à preservação da saúde, que acabam levando essa ansiedade a níveis desproporcionais.

Tente se conectar ao que você sente por si mesmo, o que importa na sua vida, as relações com as pessoas que ama.

Quando você se concentra no “porquê” da vida ou busca uma forma de descobrir algum sentido na vida, ajuda a superar o aumento de ansiedade neste período de crise.

 

4.Não superestime a ameaça

É claro que o vírus pode ser perigoso, afinal, é o que vemos nos noticiários todos os dias.

Por isso que todos nós devemos tomar todas as precauções para evitar o contágio e a propagação.

Além disso, faz parte da natureza humana exagerar um pouco (não que o coronavírus não seja preocupante) em coisas que eles não conhecem, em comparação com o que já têm conhecimento.

Para reduzir a ansiedade ligada a tudo o que está acontecendo, tente não ficar o dia inteiro vendo notícias sobre a epidemia.

Apenas lembrando que, nós ficamos mais ansiosos quando somos confrontados com o desconhecido, e a ansiedade que isso provoca torna as coisas muito mais difíceis.

5.Cuide-se

Em momentos difíceis, é importante se lembrar em métodos provados para reduzir o aumento de ansiedade, por exemplo:

Embora algumas dessas coisas sejam mais difíceis por conta do isolamento social, você pode fazer em casa mesmo.

O mais importante é que esses comportamentos podem contribuir muito para melhorar seu bem-estar psicológico e fortalecer seu sistema imunológico.

 

6.Se precisar, peça ajuda a um profissional

As pessoas mais afetadas pela ansiedade e os problemas relacionados podem estar tendo muito mais dificuldade neste período da pandemia.

Consequentemente, podem começar a apresentar sintomas que interferem nas suas relações sociais, na sua capacidade de trabalho ou mesmo na sua capacidade de cuidar de si mesmas.

Se esse for o seu caso e não conseguir lidar com o aumento de ansiedade, o melhor é buscar por um profissional para ajudar a enfrentar essa situação.

Saiba que houve um crescimento significativo de procura por terapias online e já está provado que têm ajudado milhares de pessoas com problemas de ansiedade.

Então, por mais que você possa se sentir impotente, com certeza essas dicas podem te ajudar a evitar que a ansiedade tome conta de você e assim, passar por esse momento da melhor forma possível.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.