Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Os distúrbios cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo. Eles estão associados à pressão alta, implicando em diversos outros problemas. A psicoterapia para hipertensão auxilia muito nesses casos, cuidando da parte psicológica do problema.
Existem dois tipos principais de hipertensão, devido à sua origem:
Este artigo tem como intenção, explanar mais sobre o assunto. Esclarecer as dúvidas sobre a condição é o primeiro passo para a cura. Confira!
A principal maneira pela qual a hipertensão causa danos é aumentando a carga trabalho do coração e dos vasos sanguíneos. Isso faz com que eles trabalhem mais e com menos eficiência.
Com o tempo, a força e o atrito da pressão alta danificam os delicados tecidos dentro das artérias. Por sua vez, o LDL (colesterol ruim) forma chapas ao longo de pequenos rasgos nas paredes das artérias, significando o início da aterosclerose.
Quanto mais a placa e os danos aumentam, mais estreitas (menores) as partes internas das artérias se tornam. É isso que eleva a pressão sanguínea e inicia um círculo vicioso que prejudica ainda mais as artérias, o coração e o resto do corpo. Isso pode levar a outras condições, desde arritmia a ataque cardíaco e derrame.
É possível que o paciente não imagine que algo está errado. Mas a hipertensão pode estar causando discretamente danos que ameaçam a saúde. A melhor prevenção é monitorar o corpo e gerenciar de imediato qualquer alteração.
Em relação à avaliação dos fatores que levam o indivíduo a necessitar da psicoterapia para hipertensão, será necessário detectar:
A delimitação dessas ocorrências está relacionada com a maneira com que o sujeito responderá a elas. Esse é outro ponto muito importante da avaliação. O treinamento para o gerenciamento de tais situações, na maioria dos casos, será a base sobre a qual o programa terapêutico será montado. A avaliação dos hábitos alimentares, o consumo diário de cigarros, também não pode ser deixada de lado.
Com as informações obtidas, é possível estimar o padrão hemodinâmico apresentado pela pessoa. Assim, o terapeuta conhecerá quais são os principais mecanismos envolvidos no distúrbio e a conduta da psicoterapia para hipertensão.
Os métodos utilizados no controle da pressão arterial são as diferentes técnicas de relaxamento que comprovaram sua eficácia. Todas buscam uma redução da atividade, principalmente a tensão muscular.
As técnicas para o controle de fatores psicossociais passam pelas diferentes técnicas de modificação comportamental. Deve-se haver um controle dos efeitos facilitadores, como:
Além da parte física, cuidar da parte mental é extremamente importante. A psicoterapia para hipertensão é um dos caminhos mais assertivos e eficientes para o problema.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.