Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Conheça 4 tipos de terapia para lidar com a baixa autoestima

  • Autor : Larissa Maciel
  • 15º-set-2022
  • Autoconhecimento

 

Atualmente, é de conhecimento popular que a autoestima é extremamente importante para a saúde mental e qualidade de vida. E justamente por ser algo tão importante, que quando não vai bem acaba causando um estrago enorme. 

 

Contudo, a autoestima é objeto de atenção da psicologia há vários anos. É abordada em diversos estudos e formas de tratamento, sendo as terapias, as opções mais efetivas. 

 

Por ser uma característica que adquirimos depois de uma série de fatores, é necessário tempo e atenção para lidarmos com o problema; afinal, na maioria das vezes a baixa autoestima está atrelada a outros transtornos psicológicos, como a depressão por exemplo.

Neste artigo, falaremos sobre a baixa autoestima e as terapias indicadas para tratar essa condição.

 

A autoestima na psicologia

Como já dito, a autoestima tem sido objeto de estudo na psicologia há muitos e muitos anos. Questões como “o que é a autoestima”, e a partir de quais fatores ela se desenvolve”, tem deixado diversos estudiosos curiosos, e sem uma resposta definida com exatidão.

 

Embora ainda exista muita coisa a se descobrir sobre a autoestima, atualmente já conseguimos definir o que ela é e quais os possíveis fatores que podem influenciá-la. E graças a isso, é possível criar formas de resolver o problema. 

 

Após muitos testes e estudos, a terapia se tornou a forma eficaz para resolver o problema de baixa autoestima. Visto que os fatores principais que a causam, são questões internas e enraizadas na mente do indivíduo, como por exemplo: 

  • Eventos traumáticos
  • Infância e amadurecimento problemático
  • Bullying e pressão social
  • Relacionamentos frustrados
  • Doenças físicas
  • Outros transtornos psicológicos

É por essa razão que a terapia é o meio de tratamento mais indicado. A autoestima quase sempre está associada a mais de um problema, o que numa forma figurativa de dizer, é como um bolo de fios lá enroladas e embaraçados na mente do indivíduo, e a terapia vai “destrinchando” e desembolando todo esse emaranhado de fios na mente do paciente, até estar tudo em ordem de novo. É uma cura em processos, mas efetiva quase que para sempre.

 

 

Terapias para autoestima

Como já dito anteriormente, a terapia é eficaz para praticamente todos os tipos de tratamentos da saúde mental. A seguir, veremos as terapias mais indicadas para a baixa autoestima:

 

Terapia cognitiva comportamental (TCC)

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma modalidade de terapia, que avalia e lida com o impacto de pensamentos e comportamentos diante dos sentimentos do paciente, em situações determinadas e específicas. A TCC faz com que o paciente se integre ao tratamento de forma única e individual, afinal cada pessoa responde de uma forma a terapia e por isso ela se adequa ao paciente.

No tratamento com a autoestima são mantidos os fatores cognitivos e sentimentais, o que torna a TCC a modalidade de terapia mais adequada para lidar com a autoestima. 

 

Aconselhamento humanístico

Essa abordagem de terapia, se baseia em uma filosofia que diz que os indivíduos já possuem em si mesmos, as qualidades necessárias para evoluir e superar dificuldades.

Durante o tratamento, é encorajado a curiosidade, criatividade e empatia do paciente. É isso que a torna tão efetiva, pois durante o tratamento até o seu fim, o paciente passa a descobrir mais sobre si mesmo e seu potencial, ao passo que consegue superar sua baixa autoestima com o tempo, ao focar em si mesmo. 

 

Terapia Racional Emotiva

Essa modalidade de terapia, trata a angústia do cliente abordando o pensamento irracional ou falho. O foco dela não é a baixa autoestima em si, mas a crença e forma que o paciente vê a situação. 

O terapeuta vai ajudar o paciente, através de avaliações. E por fim, examinar essas avaliações para encontrar o evento que originou a queda da autoestima. Feito isso, a terapia se foca em lidar com esse evento para que o paciente o supere.

 

Terapia Baseada em Mindfulness

A terapia de mindfulness, vai ter como foco aumentar o relaxamento enquanto remove os julgamentos negativos, internos no paciente. 

Essa modalidade de terapia é fundamentada na filosofia budista. É uma abordagem que incorpora em si várias práticas de meditação, e se mostrou efetiva e eficaz no tratamento de incontáveis problemas emocionais e psicológicos.

 

Conclusão

Como vimos, a baixa autoestima é objeto de estudo de várias áreas da psicologia. Porque uma autoestima baixa, pode ocasionar ou estar ligada a diversas outras complicações psicológicas. 

E é graças a isso que há tantas opções de tratamentos para resolver essa questão. Nossa autoestima é uma das nossas características mais importantes, e que deve ser levada a sério e considerada como qualquer outra área da nossa saúde.  Não deixe de prestar atenção e cultivar sua autoestima diariamente, afinal ela faz parte de você. 

 

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

 

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.