Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Que a mente humana é algo fascinante e único, é um fato. Cada pessoa em seu universo particular, sua própria mente e própria realidade. Entre eles, achamos alguns padrões de comportamentos e até de desejos. Todos esses conceitos são estudados mais a fundo na psicologia e neurobiologia, claro, não precisamos dominar essas matérias para o marketing, mas podemos pegar alguns conceitos bem úteis e aplicá-los em estratégias de Marketing bem pensadas.
Quando citamos a atenção no Marketing Digital, um dos mais importantes e usados tópicos são os Gatilhos Mentais. E não entenda errado, apesar do nome essa técnica não serve para manipular seu público para gastar mais, mas sim para prender a atenção de clientes ou futuros clientes que de fato terão interesse no seu serviço ou produto.
O que são gatilhos mentais?
Na psicologia, os gatilhos estão relacionados a situações que afetam nossa saúde mental a partir de alguma situação, fala ou sensação. Costumam estar ligados a acontecimentos específicos ou traumáticos. Contudo, Marketing digital usamos apenas para chamar a atenção das pessoas, criando uma necessidade indiretamente a elas.
E como isso acontece? A princípio devemos entender nossa mente. Ela recebe informações o tempo todo e provoca emoções e reações diferentes e baseadas nisso. Como são muitas coisas para filtrar, comumente tomamos decisões baseados no nosso subconsciente.
Ou seja, os gatilhos mentais vão despertar uma vontade que já existia antes, e faltava apenas a oportunidade de a pôr em prática.
3 dicas de Gatilhos mentais
Já explicamos o conceito, agora vamos ver algumas dicas de gatilhos mentais mais usadas no marketing, para te ajudar:
1. Curiosidade
Não há energia melhor para a nossa mente do que a curiosidade sobre algo. Essa técnica pode ser usada de diversas maneiras, e em aplicações variadas. Uma vez haja meia informação sobre algo, e a promessa de dar o restante dessa informação, as pessoas vão procurar saber mais.
Despertando a curiosidade, você atrai seus clientes potenciais ou já fixos e os inspira a clicar em um anúncio, abrir um e-mail ou até mesmo comprar diretamente um novo produto. Por isso aconselhamos a criar um título intrigante, mas que mantenha as expectativas realistas de acordo com o que será proposto.
Olhe esses exemplos:
Como subir as vendas em 70% em 7 semanas;
Temos uma novidade para você!
2. Urgência e/ou escassez
Você já deve ter comprado ou contratado algo por ser o último disponível, certo? Ou por ter medo de não conseguir adquirir aquele mesmo produto ou serviço depois? Esse é o objetivo do gatilho mental: criar uma sensação de que, se você não aproveitar essa oportunidade, talvez não tenha outra. Pode parecer estranho, mas isso tem a ver com nosso instinto de sobrevivência.
Por exemplo:
Contrato de parceria por tempo limitado;
Item em edição limitada;
Venha logo! Restou apenas um item.
Contudo, é preciso tomar cuidado para que esse produto não seja vendido mais barato e em abundância depois, pois os seus clientes podem até se sentir enganados e isso traria uma reputação ruim a empresa.
3. Prova Social
É natural que nossa espécie faça comparações constantes entre nós mesmos em sociedade. E quanto a adquirir um produto, falamos da mesma coisa. Temos muito mais inclinação a usar, comprar um produto ou adotar um serviço, depois que outra pessoa já o testou e deixou uma avaliação sobre ele.
Quanto mais avaliações e opiniões positivas sobre seus produtos ou serviço, melhor. As pessoas se sentem mais seguras para comprar e para recomendar a terceiros depois. O mais intrigante nesse gatilho mental, é que é possível usar as avaliações de pessoas mais influentes ou até famosas para divulgar um certo produto ou serviço, e em muitos casos esse tipo de marketing gera muitos frutos.
Um perfeito exemplo disso é quando as marcas investem em embaixadores de imagem. Influenciadores nas mídias sociais, que tem como público usuários apaixonados (amantes daquele tipo de produto) para promovê-los.
3. Prova Social
É natural que nossa espécie faça comparações constantes entre nós mesmos em sociedade. E quanto a adquirir um produto, falamos da mesma coisa. Temos muito mais inclinação a usar, comprar um produto ou adotar um serviço, depois que outra pessoa já o testou e deixou uma avaliação sobre ele.
Quando mais avaliações e opiniões positivas sobre seus produtos ou serviço, melhor. As pessoas se sentem mais seguras para comprar e pra recomendar a terceiros depois. O mais intrigante nesse gatilho menta, é que é possível usar as avaliações de pessoas mais influentes ou até famosas para divulgar um certo produto ou serviço, e em muitos casos esse tipo de marketing gera muitos frutos.
Um perfeito exemplo disso é quando as marcas investem em embaixadores de imagem. Influenciadores nas mídias sociais, que tem como público usuários apaixonados (amantes daquele tipo de produto) para promovê-los.
Moderação e criação
Basicamente: Quanto mais conhecemos nossa mente, mais queremos aprender sobre ela. Há inúmeros gatilhos que podem ser usados em suas estratégias de Marketing, mas lembre-se de sempre manter uma estratégia limpa e uma campanha verdadeira. Seus clientes terão mais confiança na sua marca e por isso poderão ser clientes regulares.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.