Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Como ter satisfação no trabalho?

  • Autor : Netbhe
  • 15º-set-2022
  • Business

Se você tem um emprego bem remunerado e que o valoriza e oferece oportunidades de crescimento, com que frequência você vai pensar em uma mudança de emprego? Provavelmente nunca!

A satisfação do trabalho dos funcionários é o coração pulsante do atual cenário de emprego. Por exemplo, o candidato a emprego moderno não quer mais trabalhar para organizações que pagam bem, mas ignoram o equilíbrio entre vida profissional e trabalho. Para que os funcionários estejam satisfeitos e felizes com seus empregos, as organizações têm que ir além do escopo de salários gordos e promoções.

Hoje, os colaboradores buscam aprendizado e desenvolvimento, um espaço onde se sintam respeitados e valorizados e uma cultura organizacional saudável, diversificada, equitativa e tolerante.

É importante fazer um exame de saúde de vez em quando para ter certeza de que você não está sendo drenado no trabalho. Em vez de pensar em uma mudança de emprego, você precisa ajustar sua abordagem para o trabalho.

 

Satisfação X Insatisfação

Entender o que é satisfação no trabalho é o primeiro passo para reconhecer se você precisa calibrar suas aspirações profissionais.

O significado da satisfação no trabalho é sua percepção positiva da sua vida profissional. Quando você gosta de ir trabalhar, interagir com seus colegas e fazer um esforço para aprender, é resultado da satisfação no trabalho.

Mas, se você acordar com um sentimento de desgraça em um dia da semana, sonhar com o fim de semana em uma segunda-feira de manhã ou temer olhar para o seu laptop, você pode precisar agitar as coisas um pouco. São sinais clássicos de insatisfação no trabalho. No entanto, isso não significa necessariamente que você tem que mudar seu trabalho, você só precisa mudar sua perspectiva!

 

5 reflexões para te ajudar a identificar se está insatisfeito

Se você está se sentindo sobrecarregado no trabalho, mantenha um calendário para ficar por dentro das coisas.

Conviver com seus colegas de trabalho é tão importante quanto fazer um bom trabalho, então faça um esforço para interagir e se comunicar.

Entre em contato com seu supervisor ou com o gerente de Recursos Humanos para ajudá-lo a resolver quaisquer problemas — em vez de pensar em coisas por períodos prolongados.

Avalie se você é um bom ajuste para a organização — a cultura combina com você ou gostaria de trabalhar para uma configuração diferente?

Falar com aqueles que te conhecem bem oferecerá perspectiva para entender se é o trabalho que está te deixando infeliz ou algo pessoal.

Discutir sobre esses atributos lhe dará uma ideia mais clara sobre o que você precisa fazer. Às vezes, estamos tão ocupados com o trabalho, que nem temos tempo para sentar e realmente pensar sobre o que fazemos diariamente. Avalie seu papel no trabalho, resolva problemas e faça as perguntas certas, ou seja, reconheça sua atitude em relação ao seu trabalho.

 

Satisfação no ambiente de trabalho do século 21

A forma como as organizações tratam os funcionários é um determinante significativo da satisfação dos funcionários. Temos diferentes tipos de culturas organizacionais em jogo hoje. De uma configuração tradicionalmente hierárquica a uma cultura de startup plana, existem inúmeras maneiras pelas quais as organizações preferem trabalhar.

As organizações não dependem apenas de um estilo de gerenciamento de cima para baixo — essa mudança pode ser creditada ao Google.

Quando se trata de satisfação dos funcionários, a primeira organização que vem à mente é o Google. Ele suporta uma cultura flexível e orientada por funcionários, onde as pessoas trabalham e jogam duro. Os funcionários são incentivados a trabalhar como quiserem, pois aumenta a criatividade e a produtividade.

O modelo do Google tornou-se um aspecto crítico do ambiente de trabalho moderno. Veja o que os funcionários estão procurando em sua vida profissional com exemplos de satisfação no trabalho:

 

Respeito, Confiança e Reconhecimento

O trabalho em equipe é algo que toda organização apoia e incentiva. Isso porque ajuda os colaboradores individuais a alavancar suas habilidades para a excelência organizacional. Dentro dessa cultura de colaboração, os colaboradores precisam se sentir respeitados e valorizados. Ignorar os esforços individuais e celebrar apenas os objetivos coletivos pode deixar os funcionários descontentes e insatisfeitos. Um funcionário satisfeito é aquele que é automotivado para atuar em uma equipe porque sabe que seu esforço será reconhecido.

 

Crescimento e Desenvolvimento dos funcionários

Se você trabalha há cinco ou mais anos, provavelmente foi promovido e adotou novas habilidades ao longo do caminho. Mas imagine se você estiver no mesmo papel por cinco anos sem adquirir nenhum novo conhecimento. Este é um dos fatores mais comuns que afeta a satisfação do trabalho. As organizações devem priorizar o crescimento e o desenvolvimento dos funcionários para que você possa aprender no trabalho e crescer em seu papel. Desde novas formas de executar tarefas antigas até a construção de novas habilidades, você deve sempre olhar para frente e nunca parar de aprender.

 

Liberdade no Trabalho

Outro fator importante que afeta a satisfação no trabalho é a liberdade de tomar suas próprias decisões. Muitas vezes, supervisores ou idosos gostam de microgerenciar suas equipes. Provavelmente porque lhes dá uma sensação de controle ou porque eles não estão satisfeitos a menos que aprovem cada pequeno detalhe. Esse tipo de ambiente de trabalho pode ser sufocante. Imagine seu gerente respirando no seu pescoço por coisas como enviar e-mails e tomar notas — você nunca será capaz de trabalhar em paz. Incentivar a autonomia no trabalho é fundamental para a satisfação dos funcionários.

 

Relação com o Feedback

Uma das coisas que podem ajudar as organizações a entrar em contato com seus funcionários é o feedback. Se você está infeliz com um aspecto do seu trabalho, você deve ser capaz de contar a alguém sobre isso. Você pode falar com seu gerente ou colegas para encontrar soluções. Como você faz o seu trabalho depende em grande parte de como você pensa dele. Perspectiva é tudo no trabalho. Se você pode dar e receber feedback bem, você vai se sentir como uma parte da organização.

 

Equilíbrio entre o trabalho e a vida

Muitas organizações afirmam que apoiam o equilíbrio entre vida profissional e trabalho, mas a maioria não consegue seguir adiante. Se você sente que está sendo explorado no trabalho porque você tem sete dias de semana de trabalho, você vai encontrar-se olhando para as vagas de emprego. Em outras palavras, se sua organização não te apoiar a ter uma vida fora do trabalho, você pode querer considerar uma mudança. Não há problema em contribuir onde você pode — especialmente para o crescimento da organização — mas isso nunca deve vir como uma demanda ou uma ordem. Em alguns casos, os funcionários devem ter a liberdade de escolher a vida ao longo do trabalho.

 

Relações no local de trabalho

Seu relacionamento com membros da equipe, gerentes e juniores afeta a forma como você se sai no trabalho. Um ambiente de trabalho saudável é aquele em que todos se dão bem e trabalham harmoniosamente. Mas digamos que você tenha um conflito com seu gerente, esta pode ser apenas a razão pela qual você se demitiu. Você deve sempre falar o que pensa — é claro, se a situação permitir — se você sentir que está sendo tratado injustamente. Uma relação mutuamente respeitosa é a chave para a satisfação dos funcionários.

 

Segurança no trabalho

Imagine ir trabalhar todos os dias com uma espada pairando sobre sua cabeça. Se você não está seguro sobre o seu trabalho, não só afetará seu desempenho no trabalho, mas também aumentará sua ansiedade. Este é outro fator crítico que afeta negativamente a satisfação do trabalho. Todo mundo procura segurança no trabalho porque assim você não tem que se preocupar com o seu próximo salário. A segurança do trabalho também pode lhe dar uma sensação de realização e pertencimento. Caso contrário, você pode se sentir como um estranho, o que pode impedi-lo de dar o seu melhor no trabalho.

Esses são alguns dos principais aspectos da satisfação no trabalho que os colaboradores buscam. Mas há muito mais maneiras de as organizações aumentarem a satisfação dos funcionários e diminuírem a rotatividade dos funcionários. A maior parte tem a ver com prestar atenção às necessidades dos funcionários. Como funcionário, você também deve fazer a sua parte e transmitir sua percepção de trabalho para o seu gerente ou RH. Dessa forma, você pode construir um ambiente de trabalho feliz e acessível.

 

Satisfação no trabalho é uma via de mão dupla

A chave para a satisfação do trabalho dos funcionários é a dinâmica da equipe, comunicação e resolução de conflitos.

Armar-se com o conhecimento certo lhe dará a confiança para falar e criar um espaço para si mesmo. A satisfação no trabalho é uma via de mão dupla — não é apenas responsabilidade da organização. Você também tem que colocar no trabalho se você quiser ver os resultados. Melhorar sua vida profissional é tanto sobre automotivação e assumir a responsabilidade quanto sobre os benefícios dos funcionários.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

 

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.