Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
O QUE É SEO?
Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa? Qual a relação com o crescimento de um negócio ou melhor posicionamento de um site?
Na verdade, é uma das melhores estratégias para o seu site ou blog aparecer nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa, o que por sua vez vai atrair mais visitantes, gerar mais tráfego e por consequência, aumentar as vendas.
Acontece que nem todas as pessoas sabem como aplicar essas técnicas, e acham melhor contratar profissionais especialistas para colocar tudo em prática.
No entanto, com as dicas que vamos passar aqui, você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças e você mesmo será capaz de otimizar seu site de forma que seja facilmente encontrado.
Pronto para aprender e fazer com que seu site ou blog apareça na primeira página do Google?
Sobre SEO
A sigla SEO significa “Search Engine Optimization”, que traduzindo quer dizer otimização para mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing, Yahoo...
Como o Google é o mais conhecido, vamos focar nele aqui.
O principal objetivo é fazer com que o Google identifique o seu site como relevante, entregando um conteúdo de qualidade, fácil de navegar, entre outros critérios.
Você sabia que o Google possui robôs que analisam o seu site e classificam suas páginas em relação à coerência do conteúdo?
Resumindo, SEO se refere a um conjunto de técnicas utilizadas para tornar um site, blog ou até a página de uma rede social mais atrativa não apenas para o Google, mas também para seus visitantes.
Se é a primeira vez que você está tendo contato com esse termo, vale a pena conhecer as principais técnicas para otimizar seu site.
E é isso que vai aprender agora!
Quais as principais técnicas de SEO?
Você já entendeu qual é o objetivo do SEO, e como colocar tudo isso em prática?
Confira, a seguir, as principais técnicas:
1.Site com uma estrutura bem definida
Os mecanismos de pesquisa priorizam os sites cujos conteúdos estão organizados de forma clara, objetiva e coerente.
E quanto mais clara for a estrutura, mais os motores de busca vão entender que aquele conteúdo é relevante.
A ideia aqui é fazer com quem chega até o seu site não demore para encontrar o que está procurando, de preferência, em no máximo 3 cliques.
2.Conter uma palavra-chave principal
Em primeiro lugar, é preciso escolher uma palavra-chave e palavras-chave secundárias que tenham relação com a sua página e seu conteúdo.
Essa é uma das técnicas básicas de SEO, e para otimizar o site, a palavra-chave deve estar:
Lembrando que a primeira coisa que o Google analisa é o título, pois é através dele que ele tem a noção de qual é o assunto daquela página. Por isso é importante inserir a palavra-chave no título.
Um segredo que poucas pessoas sabem: o Google classifica as páginas e não os sites.
3.Uso de palavras-chave secundárias
O que são palavras-chave secundárias?
São sinônimos e variações da palavra-chave principal. Vale lembrar que a palavra-chave principal deve vir sempre em negrito, tendo um peso maior.
4.Inserir links
Uma estratégia eficaz de SEO está na inserção de links internos e externos no seu site, porque isso não apenas traz mais visibilidade ao seu site, mas também aumenta o tempo de permanência dos visitantes.
Os links internos são aqueles que direcionam para outras páginas do seu site ou blog. Por exemplo, você adiciona um link de um outro artigo, de preferência com um assunto relacionado.
Apenas escolha bem os links externos, para que tenham alguma relação com o conteúdo do seu site, e que venham de um site também relevante.
5. Escolha uma URL adequada
O que é URL? É o endereço da página.
Evite usar vários números e letras, pois isso deixa o usuário um pouco confuso.
Procure inserir palavras-chave na URL, uma vez que os mecanismos de pesquisa consideram não apenas a URL, mas também a palavra-chave.
Observe um exemplo:
Se você notar, a palavra-chave está no título da sua página e na URL. Assim, o Google encontra mais facilmente e direciona para o seu público-alvo.
6.Otimização de imagens
Você não pode achar que basta adicionar algumas imagens e achar que não precisa fazer mais nada.
Todas as imagens que você colocar no seu site, devem vir com nomes ou frases explicativas. Evite, se possível, usar nomes genéricos.
Quando nomeamos as imagens é porque os motores de busca não levam em consideração as imagens, mas sim a descrição delas.
E no momento de selecionar as imagens, prefira aquelas que não sejam muito pesadas, pois isso pode dificultar o carregamento da sua página.
Quando uma página demora muito para carregar, a tendência é a pessoa sair e procurar o que precisa no seu concorrente.
7.Produzir um conteúdo de qualidade
Juntamente com todas as outras técnicas de SEO, a chave está na criação de um conteúdo de qualidade.
É fundamental que o conteúdo seja coerente, claro, bem escrito e postado regularmente.
Você deve criar um texto exclusivo, original e ter muito cuidado com plágios, pois em último caso, o Google pode te penalizar e inclusive retirar seu site do ar.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.