Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Como prevenir o bullying infantil?

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Abordagens da Psicologia

Muitas crianças são vítimas de bullying. A maioria dessas crianças não sabe como prevenir o problema e é por isso que nós, como adultos, devemos intervir para garantir que o bullying não ocorra. Existem muitas razões diferentes pelas quais as crianças intimidam outras, e os casos de intimidação podem ser muito graves.

 

Prevenção

Porém, não importa o quão grave seja o bullying, ele nunca é aceitável e deve ser tratado rapidamente. Se você acha que seu filho corre o risco de sofrer bullying, há coisas que você pode fazer para prevenir. É mais fácil prevenir do que interrompê-lo depois de iniciado, portanto, lembre-se das dicas a seguir para que seu filho evite o bullying antes de começar.

O bullying geralmente acontece em áreas sem supervisão, portanto, diga aos seus filhos para evitarem ficar sozinhos nos corredores, no recreio e em outras áreas da escola. Também, incentive seu filho a encontrar e se associar com amigos de qualidade, pois é mais provável que os agressores visem crianças que estão sozinhas. Outra forma de prevenir é aconselhar seu filho a se afastar de situações com agressores. Muitas vezes, ignorar as tentativas de bullying é a melhor maneira de prevenir, pois a maioria dos agressores está tentando obter uma reação das crianças que perseguem.

 

Porque acontece?

De acordo com estudos, os agressores gostam de implicar com crianças que não são confiantes ou assertivas. Por isso, ensinar as crianças a agir com confiança é uma boa maneira de prevenir o bullying. Crianças que parecem confiantes e podem se afirmar quando confrontadas por um agressor têm menos probabilidade de serem perseguidas.

Mesmo que um agressor tenha como alvo seu filho uma vez, uma reação calma e confiante diminuirá as chances de seu filho ser alvo de novo.

 

Como ensinar as crianças a reagir?

Considerando os motivos do agressor, o melhor é ensinar as crianças que não devem chorar ou ficar chateadas se forem vítimas de bullying; em vez disso, a melhor maneira de prevenir o bullying é usar uma voz assertiva e dizer ao agressor para parar. Os valentões gostam de irritar as crianças que perseguem, para que as crianças que são molengas e assertivas tenham menos probabilidade de sofrer bullying novamente.

 

Porque a forma que a criança reage faz diferença?

Como os agressores gostam de pegar crianças que não são confiantes, uma boa maneira de prevenir o bullying é envolver seu filho em atividades que aumentem sua confiança. As crianças que têm outras áreas da vida em que se sentirem confiantes, levarão essa atitude para situações em que podem ser intimidadas. Qualquer atividade agradável em que seu filho se sobressaia ajudará a torná-lo mais confiante e, por sua vez, essa confiança ajudará a prevenir o bullying. Se o seu filho tem confiança e auto-estima, será mais fácil para ele ignorar o agressor e não deixar que as ações do agressor o incomodem.

 

Conclusão

Enfim, se o seu filho aprender como reagir a um agressor e desenvolver uma boa auto-imagem, será fácil para ele prevenir o bullying. Certifique-se de que seu filho saiba que o bullying não é culpa dele, se for o alvo, e que não é aceitável. Muitas crianças hesitam em pedir ajuda a adultos, mas contar imediatamente a um adulto é a melhor forma de prevenir o bullying no futuro.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.