Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Acredito que muitos já saibam que a pandemia de covid-19 vem trazendo fortes impactos negativos sobre a saúde mental da população. Isso não se deve apenas à letalidade do vírus, mas também à mudança completa de rotina, de convivência e vivência, e da nova dinâmica social pelo qual estamos passando. Todos esses fatores estão causando um estresse crônico nas pessoas, que se encontram já no seu limite.
Qual a importância de criar estratégias contra o estresse?
Pensando nisso, é importante de desenvolver estratégias de coping para enfrentar todo esse estresse. Estratégias essas que nada mais são que despender esforços cognitivos e comportamentais a fim de lidar com alguma situação que seja ameaçadora ou desafiadora para o sujeito.
Nisso, se você vem tendo problemas de ordem física, com o surgimento de variados sintomas. Ou talvez esteja apresentando uma mudança significativa de comportamento, para pior. Assim como possa estar enfrentando problemas emocionais ou ainda problemas de ordem mental. Então, esse texto é voltado para você!
Por que as pessoas reagem ao estresse de diferentes formas?
Antes de entrar nas estratégias, cabe dizer que, a forma como reagimos a essas respostas estressoras do nosso corpo, irá depender da personalidade da pessoa, suas características biológicas, sua resiliência, além de outros fatores. E também irá depender de agentes externos, como pessoas com quem contar emocionalmente, socialmente e para fins operacionais. Assim, alguns irão conseguir enfrentar o estresse de maneira mais efetiva, e outros menos.
Quais as estratégias de coping para lidar com o estresse?
Enfim, para enfrentar o estresse na pandemia, existem 3 grandes grupos que devemos trabalhar, sendo eles: competência; relacionamento; e autonomia. Cada um desses temas diz respeito a necessidades psicológicas básicas dos indivíduos (NPB). Se eles estiverem em dia, podemos lidar melhor com o estresse.
Competência
A primeira necessidade, de competência, se refere a capacidade que a pessoa tem de fazer algo efetivo diante da situação problemática, mas é claro, dentro daquilo que for possível. Isso faz a pessoa se sentir capaz de lidar com as coisas, e lhe dá um senso de controle sobre as situações que se apresentam e sobre si própria. Isso pode ser desenvolvido, por exemplo, por meio da procura de informações que sejam relevantes, para entender os variados aspectos da situação pandêmica e sanitária atual e o que pode ser feito diante disso.
Relacionamento
Já a segunda necessidade, que traz sobre relacionamentos, se trata de confiar nos recursos sociais que se tem à disposição, ao invés de adotar uma postura de isolamento, auto culpabilizadora ou ineficaz. Para desenvolver esta, deve-se buscar apoio no suporte social, como amigos e familiares, especialistas e figuras religiosas, que possam te oferecer amparo, trocas saudáveis, ajuda especializada ou ajuda no geral.
Autonomia
Por fim, a última necessidade, a de autonomia, se relaciona ao manejo que temos de nossos interesses e possibilidades, visando buscar o melhor para nós naquele momento. Essa atitude é contrária a se tornar passivo diante da situação, ou ter um comportamento opositor, que despeja ódio e culpa em cima de tudo e todos. Isso pode ser feito buscando aceitar a forma como as coisas estão, mudando o olhar sobre os eventos, distraindo um pouco a mente e pela reorganização da rotina e das prioridades.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.