Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Definir corretamente o seu público-alvo é um dos primeiros passos para desenvolver uma campanha de marketing digital de sucesso, que irá conseguir atingir os objetivos propostos, sejam eles de comunicação, de vendas, institucionais, entre outros.
Se você não conhecer bem o seu público será difícil montar ações e estratégias que vão conseguir impactar as pessoas, afinal você precisa saber como despertar o interesse das pessoas com seus conteúdos, usar referências que seu público entenda, saber quais as principais necessidades, para conseguir fazer uma comunicação efetiva.
O que é público-alvo?
O público-alvo consiste em um grupo de pessoas com características e interesses em comum, que serão mais propensas a consumir seus conteúdos, seus produtos e serviços, e consequentemente se tornar um cliente. Normalmente o público-alvo é segmentado por características como sexo, idade, classe social, escolaridade, localização, estilo de vida, essas características ajudam a ter uma boa definição do seu público-alvo, vamos para um exemplo.
Suponhamos que você irá definir o público-alvo de uma academia, e você observa que a academia tem uma ótima estrutura, e uma mensalidade mais cara, um exemplo de público-alvo seria:
Esse foi só um exemplo para que você consiga visualizar melhor como escolhemos o público-alvo, essa escolha não é tão simples como parece, e demanda muito estudo e muita pesquisa, pois essa definição vai impactar em várias outras ações que você irá tomar daqui pra frente, então ela precisa ser o mais assertiva possível para que você possa colher bons resultados nas suas estratégias.
Público-alvo x Persona
Muitas pessoas acabam confundindo público-alvo com persona, é importante saber diferenciar para montar os dois perfis, como vimos acima o público-alvo envolve um grupo de pessoas com características e interesses em comum que seriam mais propensas a se interessar pelo que você vende. Já a persona é uma definição mais específica do que seria o seu cliente ideal, e envolve aspectos mais pessoais, vamos seguir o modelo da academia, um exemplo de persona seria: Renata, tem 24 anos de idade, trabalha como empresária, gosta de se exercitar e se alimentar bem, se preocupa com a saúde e com a aparência. Como podemos notar a persona possui características mais personalizadas para que você possa se conectar e entender melhor sobre os hábitos, características e necessidades do seu público.
Como escolher seu público-alvo?
Conheça o seu público
Para conseguir definir o seu público-alvo você deve conhecer e prestar atenção no seu público, qual é o perfil desse público? Como ele se comporta? Como ele se comunica? Se necessário visite os perfis do seu público em redes sociais, veja o que eles estão compartilhando, que tipo de conteúdo os atrai, você pode também obter vários dados sobre o seu público, como idade, gênero, localização, entre outros, dependendo das plataformas que utiliza, normalmente esses dados são disponibilizados por redes sociais e sites. Se atentar a essas questões irá te ajudar a compreender melhorar os desejos e as necessidades do seu público, te ajudando a fazer uma comunicação mais eficiente.
Conheça as necessidades do seu público
É fundamental saber quais são as principais necessidades do seu público para saber se o seu negócio será capaz de suprir tais necessidades, em caso positivo você terá grandes chances de estar se comunicando com as pessoas certas.
Você deve escolher um público que se conecte com os valores e as características da sua empresa, continuando no exemplo da academia não adianta você querer se comunicar com um público de classes mais baixas sendo que essa academia possui valores de mensalidade muito elevados.
Se atente a cada segmentação
A cada segmentação que você faz, seja por idade, sexo, classe social, você tem que pensar no que de fato isso significa, pois isso pode impactar muito nas suas estratégias, por exemplo, se você definir um público com idade entre 18 e 25 anos você provavelmente irá utilizar uma linguagem mais descontraída, vai utilizar de redes sociais, memes e outras estratégias que se conectem com esse público mais jovem.
Escolher um público-alvo não é uma tarefa simples, pode exigir muito trabalho pesquisa e dedicação, mas certamente irá te ajudar a ter resultados melhores nas suas estratégias de marketing digital, afinal se você investir no público errado você terá mais gastos do que retorno, no final das contas estudar bem o seu público-alvo pode ser uma ótima maneira de investir menos e ganhar mais.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.