Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Como é feita a TCC – Terapia Cognitivo Comportamental?

  • Autor : Netbhe
  • 13º-jun-2022
  • Abordagens da Psicologia

O psiquiatra norte-americano Aaron Temkin Beck, em 1960 desenvolveu uma abordagem que foi chamada de terapia cognitiva, atualmente utiliza o termo terapia cognitiva comportamental.

Segundo Beck, observou nos transtornos psicológicos uma característica que ficava evidente em boa parte dos pacientes, que são os pensamentos disfuncionais, estes pensamentos têm a finalidade de dificultar a nossa adaptação ao meio ambiente.

Podemos dizer que são pensamentos negativos que ao invés de nos ajudar a passar por uma situação estressante, ele acaba atrapalhando.

Mas não é somente na nossa forma de pensar que ele altera, mas também o nosso humor, pensamentos como “ele vai me trair”, “não posso confiar nele”; pode nos levar a emoções como raiva ou ansiedade perante uma situação.

 

Como funciona o modelo cognitivo?

Uma das bases da terapia cognitiva comportamental é o modelo cognitivo, que Beck diz ser nossa forma de perceber o que está acontecendo ao nosso redor modifica diretamente as nossas emoções, os nossos comportamentos e fisiologia do corpo.

Exemplo: Situação/prova de exame; Pensamentos Automáticos/” e se não ir bem nessa prova, acabou tudo”; Reação/emoção: ansiedade, comportamento: começa a morder a caneta, fisiológico: começa a suar muito.

Como apresentado no exemplo acima temos uma situação que é realizar uma prova, mas se voltarmos para o pensamento automático da pessoa, vemos que ela adquiriu uma percepção que aquela prova significa tudo ou nada na vida dela, anulando que possa tentar de novo em outra prova, após a estes pensamentos vêm ansiedade de realizar a prova.

Geralmente este indivíduo quando se encontra ansioso acaba mordendo a caneta como um comportamento para tentar tranquiliza-lo, pelas circunstâncias o paciente começa a suar pelas mãos  trazendo mais dificuldade.

 

Como a TCC e o psicólogo trabalham?

psicoterapeuta trabalha com o paciente no sentido de avaliar se estes pensamentos automáticos fazem parte da realidade onde o paciente vive, analisa até onde é fruto da sua percepção, isso é trabalhado junto com o paciente ajudando-o a notar estes pensamentos e avaliar o que é verdadeiro e o que não é.

 

Crenças

Outro aspecto importante para abordagem são as crenças do paciente, elas ocorrem na nossa infância, são ideias e formas que notamos situações nas nossas vidas que estão enraizados quando pequenos.

Pegando o exemplo da prova, podemos ter um pensamento automático “eu sou um fracasso, vou tirar zero na prova”, na infância ocorreu algum evento que estimulou esta ideia que o paciente é fracassado, na fase adulta quando o mesmo passa por situação que venha medir o seu desempenho, muitas vezes pensamentos de fracasso podem vir, atrapalhando o real desenvolvimento dele.

terapeuta trabalho junto com o paciente para que ele entenda como surgiu estas crenças, após compreendendo estas crenças o paciente começa a refutar se ele é fracassado antes de tentar algo.

 

Conclusão

A terapia cognitiva e comportamental tem como foco os pensamentos, emoções e comportamentos, direcionando o paciente a entender os seus pensamentos e com isso influencia as suas emoções e comportamento. O método foca no aqui agora, que significa no presente, onde o paciente tem certas dificuldades para progredir.

No trabalho de Beck, mudanças de pensamentos disfuncionais para pensamentos adaptativos trouxe benefícios no estado de humor dos pacientes.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.