Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Muitas pessoas ouvem falar em doença celíaca, mas têm dúvidas como saber se realmente apresentam ou não a doença.
Os exames de sangue geralmente detectam anticorpos que causam a doença celíaca, onde os mais usados são os anticorpos para transglutaminase. Mas o teste mais seguro é uma biópsia, que consiste em uma amostra de tecido retirada da mucosa do intestino delgado através de endoscopia, o que permite saber se existem alterações significativas na mucosa.
Nesse artigo, vamos explicar em mais detalhes o que é a doença celíaca, como detectá-la e muito mais.
O que é doença celíaca?
A doença celíaca é uma condição em que o intestino delgado é destruído devido a uma inflamação causada por uma reação anormal ao glúten, o qual é encontrado em muitos tipos de farinha.
Os sintomas típicos são movimentos intestinais soltos e frequentes, ou seja, diarreia, inclusive em grandes quantidades. Pode haver dor abdominal, dificuldade respiratória, perda de peso e letargia. Crianças que sofrem de doença celíaca podem ter problemas de crescimento.
A melhor forma para comprovar se um paciente é portador de doença celíaca é por meio de uma biópsia da mucosa do intestino delgado. Essa amostra é coletada por gastroscopia. Através de um exame microscópico, avalia-se se a mucosa intestinal da mucosa está achatada. Mas os exames de sangue, incluindo os testes de vários anticorpos, são fundamentais para a investigação e o acompanhamento da doença celíaca.
Quando a doença é detectada?
Geralmente aparece na infância, após a introdução de glúten na dieta e na faixa etária de 30 a 40 anos. A idade mais comum no diagnóstico é de 40 anos, mas pode ser feito em todas as idades.
A probabilidade de desenvolver doença celíaca é possível desde o nascimento. Existe um fator genético que pode ser detectado nos tipos de tecido HLA-DQ2 ou -DQ8 encontrados no sangue. Porém, os sintomas ocorrem logo que o bebê é alimentado com alimentos que contêm glúten.
Por isso que é errado dizer que uma pessoa já "nasce com doença celíaca". Algumas crianças adoecem rápida e claramente, outras desenvolvem sintomas gradualmente ao longo de meses ou anos. Por outro lado, outras têm pouco ou nenhum sinal na infância, mas desenvolvem sinais de doença celíaca na idade adulta. Algumas pessoas podem não apresentar quaisquer sintomas durante toda a vida, mas ainda mostram danos intestinais. Como já mencionado, muitos são diagnosticados primeiro na idade adulta (30 a 60 anos).
Quais exames de sangue são feitos?
Na maior parte dos casos, são feitos exames de sangue no início da investigação. Entre os mais comumente usados ??estão os anticorpos para transglutaminase (IgA-tTG). Mais de 90% das pessoas com doença celíaca têm valores elevados para esses anticorpos. Quase 100% das pessoas com teste positivo demonstram ter doença celíaca.
Esse teste de anticorpo geralmente é complementado com a avaliação de outro anticorpo, o anticorpo endomísio, para confirmar o diagnóstico e, em crianças pequenas, também é utilizado o teste de anticorpos para gliadina (IgG DGP).
Além disso, a medição dos tipos de tecido HLA-DQ2 ou -DQ8 geralmente é incluída no estudo.
Vale lembrar que são feitos exames de sangue para verificar se a doença causou sua deficiência. Tais amostras são hemoglobina (porcentagem sanguínea), eletrólitos (sódio, potássio, cálcio e fosfato), vitaminas e amostras que avaliam a função hepática. As amostras solicitadas são determinadas por idade e condição geral em que há suspeição da doença.
Existe um consenso geral de que o diagnóstico da doença celíaca pode ser feito apenas com exames de sangue na maioria das crianças. No entanto, em adultos, recomenda-se que o diagnóstico seja confirmado por microscopia de amostra de tecido da mucosa do intestino delgado.
Este é o estudo que pode detectar com mais precisão a doença celíaca. Para obter a amostra de tecido, é feito um exame chamado se gastroscopia, no qual o médico guia um tubo flexível através do esôfago, estômago e duodeno. Uma câmera e um pequeno alicate estão presos ao tubo, sendo possível assim a coleta da amostra.
Algumas pessoas relatam que o exame é um pouco incômodo, mas termina rapidamente. Em crianças, o exame é realizado sob anestesia leve.
Se você tem doença celíaca, a amostra de tecido geralmente mostra o achatamento característico do intestino. No entanto, é importante que você coma regularmente e não tente cortar alimentos que contenham glúten antes de iniciar esta investigação, pois pode mascarar o diagnóstico.
Em algumas pessoas, pode ser indicado fazer um exame de controle após cerca de um ano para garantir que o tratamento tenha surtido efeito, assim como a realização de outros exames de sangue.
Por que é difícil o diagnóstico?
Principalmente porque comuns à doença celíaca também podem ocorrer em outras doenças. Pode ser útil para o médico saber se existem parentes próximos com doença celíaca, se o paciente foi tratado repetidamente por deficiência de ferro ou se sempre mais tendência para doenças infecciosas.
É importante que todos os exames sejam realizados antes de você começar com dietas sem glúten. Isso acontece porque o intestino pode rapidamente se tornar normal novamente quando o glúten é removido da dieta.
Verificou-se que muitas pessoas que adotaram dietas sem glúten sem exames adicionais não tiveram doença celíaca e, portanto, não precisaram de uma dieta especial. Alguns pacientes com dor de estômago, mas sem doença celíaca, também podem se sentir melhor quando o glúten é removido da dieta.
Caso você desconfie de alguns desses sintomas, procure conversar com seu médico para descartar a possibilidade de doença celíaca. E se for confirmada, para que você comece o mais cedo possível o tratamento.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.