Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteรบdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13ยบ-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12ยบ-set-2022
  • Bem- estar

Aprenda a usar SEO

O QUE É SEO?   Mesmo quem não trabalha com marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre SEO, mas o que isso significa...

  • Larissa Maciel
  • 13ยบ-jun-2022
  • Marketing

Coaching Ericksoniano

  • Autor : Netbhe
  • 12ยบ-set-2022
  • Coaching

Coaching Ericksoniano pode ser definido como um modelo fundamentado nos trabalhos de Milton Erickson e Betty Erickson, o qual associa o Coaching à linguagem ericksoriana.

Atualmente, é uma das principais ferramentas utilizadas por Coaches, em particular porque potencializa os resultados do Coaching.

Como parte do pressuposto que todos os indivíduos têm a capacidade de encontrar soluções para os seus problemas, através de linguagens inconscientes, permite ao indivíduo que se conecte com os recursos mais profundos do seu ser.

 

O que é hipnose? 

O que é um estado de hipnose? É um estado natural que nós utilizamos todos os dias e nem nos damos conta. São aqueles momentos de concentração onde o tempo parece decorrer de uma forma diferente.

No nosso dia a dia, podemos vivenciar esse estado quando estamos absorvidos na leitura, ouvindo uma música ou até mesmo quando estamos dirigindo.

 

Esse “estado modificado de consciência” coloca em outro plano nossos pensamentos lógicos (nossa consciência), para dar vez ao nosso funcionamento interno mais profundo, isto é, nosso inconsciente, o qual, nesse momento, pode se expressar livremente sem as barreiras limitantes do nosso consciente.

 

Para Milton Erickon, psiquiatra americano que tem um papel importantíssimo na hipnose, “a hipnose é um fenômeno natural e banal. É um estado de concentração mental, durante o qual a pessoa pode mobilizar recursos inexplorados”.

 

Trata-se de uma abordagem que utiliza as capacidades de cada pessoa para conectar essa parte inexplorada ao interior dela mesma.

A voz do profissional simplesmente guia a pessoa, permitindo-lhe que permaneça nesse estado de concentração no seu eu interior.

 

Assim, a hipnose torna possível a comunicação entre o consciente e inconsciente, cujo objetivo é melhorar a capacidade de relacionamento da pessoa, seja a nível interpessoal como intrapessoal, ou seja, consigo mesma e com os outros.

 

 

Por que a hipnose? 

O cérebro humano está ativo 24 horas por dia e se expressa de forma consciente, principalmente nas tomadas de decisões, e inconscientemente, na respiração, nos gestos automáticos, etc.

Quando a pessoa se vê diante de um problema, ele reflete de forma consciente para encontrar uma solução. Entretanto, quando as opções, hipóteses, análises não trazem resultado, a hipnose pode ajudar bastante.

A hipnose dá acesso ao inconsciente, que possibilita explorar nossas forças mais profundas, as quais permitem que se ultrapasse os obstáculos que nosso consciente nos deixou impotente. A realidade subjetiva é percebida de outra forma e os processos inconscientes nos levam à elaboração mental das soluções.

Nesse momento, o terapeuta (especialista em hipnose) intervém para permitir que as pessoas trabalhem, em um estado de hipnose provocado, a problemática que as preocupam, até mesmo que as impedem de viver.

Veja alguns casos em que a hipnose pode ajudar:

 

  • Lidar com a dor;

  • Perda de peso;

  • Parar de fumar;

  • Fobias;

  • Lidar com a raiva;

  • Melhorar a performance nos esportes;

  • Trauma psicológico;

  • Luto;

  • Melhorar a concentração;

  • Problemas de sono.

 

Vale ressaltar que, ao longo de toda a sessão, a pessoa permanece no controle, tendo total liberdade e plena consciência do processo.

 

O que é transe? 

Em primeiro lugar, o terapeuta, durante a primeira entrevista, conhece qual é o problema e o objetivo que a pessoa quer alcançar.

A seguir, ele utiliza uma indução, que pode ser feita de diferentes maneiras, para que a pessoa “entre em transe”, ou seja, entre em um estado de consciência modificado que permitirá trabalhar a parte inconsciente.

Uma vez que a pessoa esteja em transe, sente seus recursos profundos serem colocados para fora. O inconsciente libera os obstáculos mentais que impedem de avaliar as soluções. A partir daí é possível a pessoa desenvolver seus potenciais e enriquecer as suas ideias.

Por meio de uma interação entre coach e coachee(cliente), exercícios vivenciais são sugeridos, levando ao coachee entrar em estado de transe hipnótico. 

 

Conclusão

Assim, é possível acessar crenças e experiências que contribuem para autossabotagem, paralisia ou fuga de situações.

Seu principal objetivo é ressignificar as crenças limitantes, transformando-as em positivas, incentivando a pessoa a ir em busca dos resultados para a sua vida.

E é através da linguagem ericksoniana que possibilita a mudança e padrões de comportamento, assim como crenças e valores.  Se fundamenta na aceitação do outro e sua forma de pensar e assim o canal de comunicação estará aberto.

 

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: FacebookInstagram e Youtube.