Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
O Audiobox 2000 é um programa que parte da premissa de que o principal problema não é a deficiência física do aluno, mas sim o método acerca de como a mensagem é entregue e a preparação do aluno frente a ela. Aliás, este é apenas mais um dos muitos métodos para lidar com a dislexia.
Este método concentra-se em trabalhar as tarefas básicas do processo de aprendizagem. Acredita-se que, para que uma pessoa aprenda de forma eficaz, o educador deve manter uma sequência no ensino.
Semelhante a um andaime, uma habilidade simples deve ser ensinada primeiro, antes de ensinar outra mais complicada. Certas coisas devem ser conhecidas pelo aluno primeiro, antes que ele possa obter outras informações. Esse tipo de estratégia de “pré-requisito” torna o aprendizado um sistema organizado.
Nesse programa, o principal objetivo é colocar em prática e automatizar suas habilidades de leitura, escrita, ortografia, matemática e todo o processo de aquisição de mais conhecimento em diferentes assuntos que geralmente mostram um desempenho abaixo da média.
Como funciona?
Basicamente, o Audioblox é composto por um sistema de diferentes exercícios cognitivos. Esses exercícios geralmente têm como objetivo o desenvolvimento de suas habilidades básicas de aprendizagem. Quando você é treinado neste tipo de programa, suas habilidades básicas são desenvolvidas, além de serem automatizadas.
Nessa lógica, uma habilidade fundamental de que você precisa para aprender é a capacidade de concentração. A concentração é uma chave importante na aprendizagem, porque sem ela, você não pode realmente assimilar nada. Afinal, você não pode captar ideias ou conceitos se se distrair facilmente. O aprendizado ideal requer concentração total, do contrário, nada é aprendido.
Outra habilidade necessária é a percepção, podendo ser auditiva, visual e tátil. A maneira como você percebe as coisas afeta e muito a forma como você as entende, e como pode usá-las de maneira adequada em sua vida cotidiana.
A propriocepção é outra habilidade de que você precisa. Discriminar, sintetizar e analisar, considerando o primeiro plano, plano de fundo, tamanho, forma, cor e posição no espaço ou no tempo, é uma habilidade que pode ser útil em sua vida cotidiana.
A memória também deve ser desenvolvida. Pense em como você poderia se lembrar do que está aprendendo se não houvesse nenhum tipo de memória. É por isso que todos os tipos de memória, como a de curto prazo, longo prazo, auditiva e visual são considerados de valor inestimável. A maioria dos disléxicos tem problemas de memória de curto prazo, porém, quando associam algumas palavras a outras coisas, como cores, a lembrança se torna mais fácil para eles.
Em seguida, está sua capacidade de decodificação da informação. Além disso, você deve ser capaz de integrar essas informações decodificadas, para que possa efetivar seu processo de aprendizagem. Se você não consegue decodificar as informações que são fornecidas a você, a aquisição de novas informações é dificultada.
A capacidade de entender o conceito de números também é importante. Afinal, o mundo de hoje gira em torno da matemática. Compreender conceitos simples de números é o primeiro trampolim para sua aplicação diária, como a contagem de dinheiro.
Por último, você também precisa das habilidades motoras finas e grossas. A coordenação corporal é necessária para realizar tarefas simples, como caminhar, e tarefas difíceis, como escrever. Virar uma página de um livro já requer boas habilidades motoras finas. Pense em como você aprenderia sem simplesmente poder virar a página de um livro!
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.