Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.
Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO: 1.Pesquisa por palavras-chave O pri...
As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...
Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber A violência doméstica é uma problem...
Falar sobre a importância da saúde mental está virando algo cada vez mais popular hoje em dia. E isso é muito bom, para os profissionais da psicologia que, por muito tempo, lutaram por uma psicologia acessível e universal, e para as pessoas que estão recebendo esses serviços, que poderão se conhecer melhor, controlar suas emoções, enfrentar os desafios da vida com maior capacidade e crescer pessoalmente.
Boas informações
Devemos tomar muito cuidado com as informações que são passadas e compartilhadas, principalmente pela Internet, sobre os cuidados necessários com a saúde mental, já que a pessoa pode acabar seguindo dicas e recomendações que não tem fundamento algum ou que não servem para o seu perfil. Tente sempre pesquisar a veracidade das informações que você recebe, sem se deixar levar por todas as informações passadas.
Bons hábitos e os Recursos mentais
Pensando dessa maneira, trouxemos hoje algumas dicas para o dia a dia, vindas de especialistas cuja veracidade é comprovada, e que irão te ajudar a criar recursos mentais.
Esses são recursos que fazem com que você não seja tão afetado pelas condições que você vive e pelos desafios que a vida impõe, e ainda fazem com que você se sinta mais satisfeito com a vida e tenha mais bem-estar.
Os recursos mentais podem ser criados quando você adota hábitos saudáveis, por exemplo. Esses hábitos formam o que chamamos de resiliência, ou seja, nossa capacidade de enfrentar situações estressantes e desafiadoras sem que fiquem sequelas daquilo que vivemos, e ainda podemos sair mais fortes dessas situações.
Tá aí a importância de cultivarmos esses hábitos saudáveis; nossos recursos mentais e resiliência dependem deles.
Vejamos alguns desses hábitos:
Pratique atividade físicas
Tirar alguns minutos do seu dia para praticar atividades físicas. Não sei se vocês sabem, mas a saúde mental e a saúde física caminham de mãos dadas, então uma precisa da outra para se fortalecer.
Quando você pratica atividades físicas, você este ajudando a si mesmo a se prevenir contra a ansiedade crônica e a depressão, por exemplo. Estará se prevenindo contra o Mal de Alzheimer também. E, caso você tenha sintomas de doenças crônicas, esses sintomas poderão ser aliviados.
Graças aos hormônios liberados pela atividade física, você se sentirá mais bem humorado, e isso por si só já ajuda a pessoa a focar naquilo que é bom pra ela e se distrair dos problemas do dia a dia. A pessoa também se sente mais orgulhosa por essa conquista em sua vida, até porque todo mundo sabe que manter uma rotina de atividades físicas não é nada fácil.
E, por último, a atividade física ajuda a desenvolver disciplina e perseverança, então a pessoa consegue organizar melhor sua vida e persistir nessa rotina, e isso já ajuda a enfrentar os problemas de uma forma melhor, né?!
Durma bem
Uma segunda dica muito importante é você ter um sono de qualidade. Ainda mais hoje em dia, com a gente sendo bombardeado por tantos estímulos de todos os lados, que prejudicam nossa saúde. Para ter um boa noite de sono, é recomendado não dormir com a Tv ligada, nem fazer alguma atividade estimulante faltando 3 horas para se deitar.
É importante também controlar a quantidade de café que toma por dia – duas xícaras é uma quantidade razoável. Já quando você estiver prestes a dormir, é importante que seu quarto esteja arrumado, o mais escuro possível e que esteja fresca, porque ninguém merece, né?!
E, é claro, tenha horários definidos para dormir, para não atrapalhar seu ciclo de sono. Sendo necessário 8hrs diárias para se ter um sono de qualidade. Se seu sono melhorar, você vai ver que também vão melhorar o seu humor, seu foco, sua memória e sua ansiedade;
Ioga e meditação
E, a última dica, mas não menos importante, a prática de yoga e meditação. Quando a pessoa desenvolve o hábito de praticar ioga ou meditação, ela vai estar mantendo um equilíbrio da sua saúde mental, e se prevenindo contra doenças como a depressão e a ansiedade crônica.
Isso porque essas práticas te dão maior controle sobre si mesmo, mais motivação, te deixam mais pleno, autoconfiança, e até o seu organismo passa a funcionar melhor.
E os tipos de exercício podem variar muito, tem os exercícios respiratórios, aqueles que envolvem concentração, os exercícios de relaxamento, e muitos outros que você pode aprender com um professor da sua cidade, ou por videoaulas ou aulas ao vivo mesmo.
Conclusão
Enfim, dê um jeito de encaixar algumas dessas atividades em sua rotina, ou de preferência todas elas, para você poder viver vem e se desenvolver cada vez mais.
Quando damos atenção a pequenos detalhes do nosso dia a dia, como a alimentação, exercícios, rotina e boa saúde, conseguimos diminuir muitas preocupações do nosso dia a dia. Por isso é importante fazermos essas pequenas atitudes diárias, por nós mesmos.
Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.
Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.