Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

Aprenda a abordagem da Psicanálise

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Abordagens da Psicologia

 

A Psicanálise é comumente conhecida pela sua eficácia em diversos tipos de tratamentos. Sendo uma das ferramentas da psicologia com maior eficácia da atualidade, tem se tornado cada vez mais famosa.

Contudo, muito pouco se sabe sobre seu funcionamento e técnicas, para quem não atua ou estuda a área da psicologia. Entender como um tratamento funciona e aprender sobre ele, é um importante conhecimento.

 

Mas, o que é a Psicanálise?

Psicanálise é uma abordagem da psicologia criada por Sigmund Freud, tem como foco o método de investigação que busca explicar o nosso funcionamento psíquico. Um destes métodos investigativos é a interpretação, que é geralmente a análise de nossos comportamentos com os outros, o que falamos, palavras que utilizamos nossos sonhos e fantasias diz muito sobre esses significados que estão ocultos dentro da pessoa. Quando o psicanalista observa e identifica estes significados, começa o processo de análise, onde junto com o paciente, ambos vão adquirindo o autoconhecimento do que aquela pessoa está passando, com isso vem o processo de cura ou alivio do sofrimento.

 

Inconsciente, Consciente e Pré-consciente

A parte oculta da nossa mente, Freud denomina de inconsciente, além dessa parte temos o consciente e o pré-consciente, estas três partes está na primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico.

 

Consciente

O consciente é a parte que informações dentro da pessoa e fora que são processados, ela percebe como ela está e as coisas a sua volta, utiliza da razão para resolver problemas do dia a dia.

 

Pré-Consciente

O pré-consciente são informações de fácil acesso para a consciência, quando a esta precisa de uma informação como o nome de alguém, geralmente utiliza o pré-consciente para trazer este nome.

 

Inconsciente

Por último temos o inconsciente, esta parte é importante para o processo psicanalítico, pois, muitas situações que acontecem em nossa vida, desde a infância e que não conseguimos suportar, nossa mente para ter equilíbrio, manda estas informações traumáticas para o inconsciente, com isso não conseguimos acessá-la ou lembrá-la, mas pode estar nos afetando.

 

Os mecanismos de Defesa

Com o tempo essas pequenas situações que não foram trabalhadas acabam aparecendo como sintomas no nosso presente, elas podem se manifestar de várias formas, desde um comportamento fácil de notar até estratégias que realizamos para esconder isso de todo mundo. Estas estratégias são conhecidas como mecanismos de defesa, elas não precisam da vontade do indivíduo para ocorrer, tendo em vista, que nossa mente busca fugir do sofrimento de certas situações, o meio que ela utiliza é colocar no inconsciente para o paciente não tenha aquela dor de volta.

 

Como a terapia de base psicanalítica funciona

psicanalista trabalha na linha de analisar como este paciente funciona, quais são as informações que reprimiu, que formas ele utiliza para enfrentar certas situações na vida, o trabalho é focado na escuta da pessoa, de como ela diz verbalmente e não verbalmente. Na psicanálise o trabalho conjunto com o paciente é muito importante, pois, estabelece uma união terapeuta-paciente para que a mudança necessária seja atingida.

Um exemplo de como o terapeuta trabalha em uma demanda é, se um paciente que é muito inseguro nos seus relacionamentos, quando conheci uma pessoa nova, sempre quer estar do lado dela o tempo todo, como diz o ditado popular quer estar “grudado” isso faz com que as parceiras acabam deixando-as sufocadas gerando muitos conflitos.

Estas pacientes vêm ao tratamento com esta queixa, suas ações e suas palavras vêm demonstrando um medo pelo abandono, até que junto com o psicanalista descobre que na infância seus pais acabaram descuidando e esqueceram no em uma creche quando ele tinha cinco anos.

Quando o paciente tiver conhecimento dessa memória, pode começar a trabalhar internamente e entender mais sobre si, após isso, nos próximos relacionamentos saberá administrar suas ansiedades.

 

Conclusão

Depois de uma breve análise, é possível chegar a conclusão de dois fatos: A psicánalise é uma prática que ao mesmo tempo trata os paciente e abre novas possibilidades de descobertas para a área. Cada um de nós tem uma mente diferente, e isso nos torna únicos sob a ótica da psicologia. A mente humana é de fato, incrível!

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

 

Referencias:

BOCK, Bahia Mercês Ana – Psicologias uma introdução ao estudo de psicologia, Editora Saraiva; 13 ed. 2001.

Padoana, Carolina Stopinski; Objetivos terapêuticos para psicanálise e psicoterapia psicanalítica: Freud, Klein, Bion, Winnicott, Kohut, 2014.