Mantenha-se atualizado com a Netbhe! Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos feitos por especialistas.

Postagem Popular

Guia para usar o SEO

  Vamos a um passo a passo rápido para aprendermos a usar a ferramenta SEO:     1.Pesquisa por palavras-chave   O pri...

  • Larissa Maciel
  • 13º-jun-2022
  • Marketing

Fissuras na Vulva: Causas, Sintomas, Tratamento

  As fissuras na vulva são divisões dolorosas, fendas ou quebras nas membranas mucosas (pele) fora da vagina e nos lábios e...

  • 12º-set-2022
  • Bem- estar

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber

Violência Doméstica contra a Mulher: Tudo o que você precisa saber   A violência doméstica é uma problem...

  • Casal de Psicólogos Fernando e Jeniffer
  • 15º-set-2022
  • Psicoterapia

A Pandemia da solidão

  • Autor : Netbhe
  • 13º-set-2022
  • Autoconhecimento

solidão causada nas pessoas durante esse período pandêmico foi gritante. Muitas pessoas apresentaram quadros de depressão e ansiedade pela primeira vez. E isso tem se tornado cada vez mais preocupante.

 

Tipos de solidão 

Aqui, quando falo de solidão nos tempos atuais, me refiro a dois tipos distintos de solidão:

 

Perda de entes queridos

O primeiro deles se refere à solidão decorrente da morte de pessoas próximas e queridas que, além de ocasionarem o luto - e estar associada a ele -, criam uma espécie de lacuna em nosso ser, um vazio enorme que nos acompanha onde quer que estejamos, tornando o ambiente mais cinza, tirando a graça das coisas, nos fazendo ficar perdidos em pensamentos.

 Isso ocorre mesmo se estivermos em um ambiente empolgante com pessoas que estimamos. Afinal, se trata de uma perda irremediável, que precisará ser elaborada.

 

Isolamento

O segundo tipo de solidão se relaciona as pessoas que estão vivas, resistindo a esse duro período. As medidas sanitárias exigem que nos distanciemos uns dos outros e fiquemos isolados em nossos lares. 

Quando, eventualmente, encontramos um antigo conhecido no supermercado, por exemplo, não podemos nem mesmo lhe dar aquele abraço que tanto desejamos, e buscamos ficar a uma distância segura deste, quando, na verdade, queríamos mesmo é estar conversando feito cúmplices tramando algo.

Da mesma forma, não mais podemos ver o sorriso escancarado no rosto das pessoas, devendo nos contentar com um olhar bem dirigido. 

Buscando ficar isolados ao máximo dentro de nossos lares, podemos sentir que nossos laços estão se fragilizando. É claro que a tecnologia ajuda bastante no que se refere a nos manter conectados. Porém, quantas pessoas víamos e interagíamos antigamente, e quantas são hoje? Geralmente, tínhamos a oportunidade de fazer várias trocas diariamente, no trabalho, nas instituições de ensino, nos ambientes sociais; e até mesmo com desconhecidos, que marcavam o nosso dia de alguma forma sem nem mesmo terem noção disso. Cada dia, apesar de possuir uma rotina própria, era único, e trazia consigo o gosto do compartilhamento com os outros, e, consequentemente, da novidade.

 

Porque o distanciamento social causa tantos danos?

A saber, o ser humano, desde os primórdios da nossa espécie, caminha rumo ao outro. Buscar estar com outras pessoas, interagir, se conectar com elas e ter algum tipo de afeto a elas relacionado é uma necessidade psicológica humana. Quando estamos com os outros, temos a oportunidade de lançar um olhar sobre nós mesmos e crescer partir disso, assim como podemos tocar essa pessoa de alguma forma, o que, no fim, reverbera em nós. Fugir disso é uma forma de se alienar da realidade e do mundo que nos cerca.

 

O objetivo dessa reflexão não é fazer com que as pessoas vão na contramão das medidas sanitárias vigentes, até porque elas são fundamentais para superar esse período pandêmico com eficiência e eficácia, buscando lesar o menor número de pessoas possível. O objetivo aqui é fazer com que você volte o olhar a si mesmo nesse momento.

 

Sobrecarga

Muitos estão carregando um sentimento de culpa por se perceberem afastados de pessoas significativas.

Outros andam se cobrando exageradamente por questões relacionais, mesmo que as condições atuais não estejam ao seu favor. E há aqueles que não sabem ao certo o porquê de sua saúde mental e emocional se mostrar tão prejudicada, como se estivesse algo faltando para poder restaurá-la.

 

Conclusão

Agora, você conhece os motivos que podem estar por trás do seu desgaste e rebaixamento atuais. Ter ciência daquilo que está se passando conosco, junto com o desejo de mudança, são os primeiros passos para que possamos fazer algo a respeito. Por isso, caso o presente texto tenha feito sentido para você, cabe agora buscar formas de combater essa solidão apesar dos desafios impostos pelo momento atual.

Caso você tenha se interessado por este assunto e deseje fazer uma sessão com um profissional qualificado da área, aqui na Netbhe, você encontra excelentes profissionais preparados, além de cursos que podem te ajudar. Caso deseje uma consulta ou avaliação profissional, clique aqui e marque uma consulta com um de nossos profissionais. Para conferir nossos cursos, clique aqui.  

Você também pode nos encontrar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.