Os seres humanos vivem por condição natural uma intenção, um projeto, uma proposta de vida… acreditam firmemente no que se busca alcançar; somos dotados de uma sutilidade cândida, que consciente ou inconsciente e de forma inocente, nos conduz ao centro dos nossos interesses, voando como um flecha para atingir o alvo desejado. É necessário ter claro aquilo que se procura alcançar, talvez criar uma representação do que há de vir, do que se deseja realizar (intenção, propósito, vontade), não podemos ficar a mercê de tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais; tu tens que fazer para acontecer. A destinação e/ou serventia destes projetos nem sempre está cunhada, tem uma explicação ou indicação exata, definição ou objetivo, mas ao fim para o qual se reserva, é preciso ter sentido de direção, saber onde quer chegar, compromisso e engajamento firmes à meta. Para manter-se no foco não basta fazer análises, cálculos ou avaliações, a descrição e especificações das características são essenciais para ser ter clareza. Os indivíduos ou seres de uma mesma espécie tem uma forte inclinação em alcançar algo desejado para si próprio ou para o bem comum da espécime a que pertence; há de haver congruência entre a fala e práxis, alargando o significado e sentido da ação tornando-a perceptível a todos, sendo capaz de exprimir bons resultados de forma coesa, tendo a capacidade de impressionar concretizando a ação. A animação e entusiasmo, expressam a manifestação da vontade de que, por atitude própria e determinação, deve ser construído por um período de tempo determinado, não permitindo tempo maior, conduzirá ao ponto final; o que se busca atingir torna-se uma firme obstinação, abrindo caminhos para a realização de um objetivo derradeiro, culminando em um processo passível de se manifestar. O fim determina a concretização da ação, considerada a sua efetiva realização; já o seu eco permanecerá em constante processo de aprendizagem e resposta, ampliando possibilidades que estão situadas na exterioridade do sujeito cognitivo humano, podendo ser capturada pelo intelecto. Cessado o período, chegamos a aquilo que se pretende alcançar quando se realiza um propósito. Este está no campo da experiência sensível independentemente do pensamento individual e perceptível por todos; assim, nos tornamos livres e imparciais. Pare um pouco, sinta, perceba que ao seu redor tens o essencial para iniciar esta jornada, e é por aí que deve começar, com o que tens, do jeito que é, no tempo presente. O resultado é fruto de pequenas construções que se dão no dia a dia. Assumir um propósito é chamar para si todas as energias dos sistemas ao qual você faz parte, e assim viver a atenção plena com leveza.
Permita-se trilhar novas (talvez) e enriquecedoras experiências. É isso mesmo! Quem sai do lugar comum, pensa “fora da caixinha” e está disposto a fazer diferente, acaba conhecendo lugares novos, vivenciando novas sensações, descobrindo múltiplas possibilidades e estabelecendo novas conexões e relações.
Ao sair da zona de conforto permite nos aproximarmos de novas formas de olhar e ver a vida. Isso se traduz em maior flexibilidade em nossas apreciações e em nosso modo de viver. Em outras palavras, nos tornamos mais adaptáveis, e com maior capacidade de adaptação e mais habilidade para visualizar possibilidades para enfrentar.
Um convite para evitarmos a zona de conforto é ensinar que cada ser em si carrega a capacidade de construir e reconstruir sua vida como uma obra de arte que nunca fica plenamente acabada. Se renova. Renasce. Como fênix que ressurge de suas próprias cinzas. A formação propõe um encontro pessoal com suas forças, valores, crenças.
Esta competência nos permite reconhecer a influência das emoções e, em resposta, exercer o autocontrole sobre elas, a fim de obter reações mais centradas, racionais e harmônicas, mesmo quando diante de situações extremas e ou adversas como as crises.
Permita-se experienciar a si mesmo através do reconhecimento de suas características e habilidades natas. Permita-se ser o melhor que você pode ser em todas as sitações, dando sempre o melhor em todos os seus papeis. Seja feliz e próspero com tudo que tens, do jeito que és. Viva em paz, permita-se.
Pratique a GRATIDÃO, este é o maior ato de amor para consigo e para com os outros. Sigamos com muito trabalho, fé, amor e esperança. Gratidão por esta aqui.
Consultor organizacional e em pensamento sistêmico complexo – Master Coach - Constelador – Terapeuta holístico (ABRATH), Facilitador das EsPeRe (Escolas do Perdão, Reconciliação e Justiça Restaurativa – Fundación para la Reconciliación – Bogotá). É natural de Vitória da Conquista – BA, nascido há 16 de novembro e 1964, casado, 4 filhos, humanista, geógrafo, Diretor Técnico do IOM – Informação Organização e Método - Formação e Desenvolvimento de Seres Humanos. Consultor em Pensamento Sistêmico Complexo, Visualização Sistêmica (constelação) - Metaforum Internacional; Advanced Coach Sênior (BCI), Master Coach (IBC), Analista de Perfil Comportamental (UFMG – Solides), Constelador Sistêmico Familiar e Organizacional, Terapeuta de pessoas, organizações e famílias. Atua como Mentoring em Gestão Organizacional e Familiar; MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Administração de Negócios; Especialista em DHAA – Direito Humano a Alimentação adequada; Especialista em Metodologia de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável e em DLIS – Microcrédito e Microfinanças; (UNB); Capacitação em fundamentos da justiça restaurativa e círculos de paz – Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Profissional com experiência de mais 25 anos em consultoria organizacional e empresarial (gestão e desenvolvimento de seres humanos), ministra cursos, palestras, oficinas, seminários, workshops, treinamentos in company.
MEU PERFIL NETBHETendemos a suportar melhor a dor de permanecer do que a de mudar. Porque por mais que doa, esse lugar é conhecido. Já sabemos como lidar, sabemos os macetes. Conseguimos contornar os desconfortos mais agudos. E ali, na nossa zona de conforto conhecida, nos aninhamos em segurança. Porque, como incomoda sair dela! Ao passo que mudar nos pede que abramos os armários e gavetas da nossa alma. Da nossa história. Da nossa experiência. De tudo o que acreditamos e que nos trouxe até aqui. E muitas vezes temos que derrubar paredes que até então foram nosso alicerce. E isso inevitavelmente afeta não só a nós, mas a quem nos cerca. Normalmente a quem mais amamos. Tijolo por tijolo daquilo que nos é conhecido dá lugar a um profundo e assustador vazio. Cada ser em si carrega a capacidade de construir e reconstruir sua vida como uma obra de arte que nunca fica plenamente acabada. Se renova. Renasce. Como fênix que ressurge de suas próprias cinzas. Cada ser em si carrega a capacidade de construir e reconstruir sua vida como uma obra de arte que nunca fica plenamente acabada. Se renova. Renasce. Como fênix que ressurge de suas próprias cinzas.
Ne-cessa-re, aquilo que não cessa em você e precisa ser atendido. Você pode agendar uma sessão aqui na plataforma Netbhe. Abaixo estão alguns dos processos, projetos e sessões de atendimento disponibilizados na plataforma, escolha o que melhor de adequa á sua necessidade: